logo
Ícone do tempo agora
São Paulo, SP / --°
Entraravatar
  • Previsão
    • 15 Dias
    • Agora
    • Hoje
    • Amanhã
    • Fim de Semana
    • Vento
    • Praias
    • Aeroportos
    • Brasil
  • Clima
  • Notícias
    • Últimas notícias
    • Alertas
    • Podcast
    • Vídeos
    • Ver todas categorias
  • Chuva
  • Mapas
  • Agroclima
  • Produtos Climatempo
    • SMAC
    • Agroclima Pro
    • API
    • Levantamento de dados
    • Ocean Report
    • Relclima
    • Weather Index
    • Climatempo Academy
    • Climatempo Infra
  • Contato
Clima e Previsão do Tempo
SC e PR com chuva forte, raios e risco de ventaniaMais detalhes

Chuva para e Rio Grande do Sul terá fim de semana com sol e frio

Volumes de chuva acumulados em 24h superam a média para maio em várias regiões gaúchas. Confira quanto choveu.

09/05/2025 às 16:09

Compartilhar
Imagem da notícia Chuva para e Rio Grande do Sul terá fim de semana com sol e frio
Após temporais, frente fria se afasta e sol volta a predominar no RS no fim de semana (Foto: Aceguá, RS, por Dolores Klassen)

Conforme previsto e alertado pela Climatempo, grandes volumes de chuva voltaram a cair sobre o Rio Grande do Sul por causa da formação de uma nova frente fria. A organização dessa frente fria ocorreu entre a noite da quinta-feira, 8 de maio e a madrugada desta sexta-feira, dia 9. No começo da tarde, a região de Uruguaiana, que teve muita chuva durante a quinta-feira, estava apenas com o céu nublado e chuviscos. Na região de Santa Maria, onde a chuva volumosa causou estragos em rodovias, a chuva já estava dando sinais de enfraquecimento no começo da tarde desta sexta-feira.  Nas redes sociais, caçadores de tempestade divulgaram imagens de uma nuvem funil na região de Bossoroca.

Chuva de 24 horas supera a média para o mês de maio

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, entre 9 horas do dia 8 e 9 horas do dia 9 de maio de 2025, choveu 162,8 mm em Santa Maria, superando a média de precipitação normal para maio, que é de aproximadamente 137 mm. O vídeo mostra os estragos que ocorreram na BR 287 por causa da chuva muito volumosa.

Frente fria avança e leva chuva forte e ventania para SC e PR

Volumes de chuva elevados já estavam sendo previstos para o Rio Grande do Sul entre os dias 7 e 9 de maio de 2025, no processo de formação desta nova frente fria e também por outros fatores meteorológicos. De acordo com cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia, a média de precipitação para maior no estado varia de 140 mm a 180 mm, em praticamente todas as regiões gaúchas. Somente entre a manhã do dia 8 e a manhã do dia 9 de maio choveu mais de 100 mm em vários locais do Rio Grande do Sul, conforme o Inmet. Os maiores volumes de chuva no Brasil neste período ocorram no Rio Grande do Sul.

Chuva no RS entre 9h de 8 de maio e 9h de 9 de maio de 2025 (Inmet)

Encruzilhada do Sul: 165.4 mm
Santa Maria: 162.8 mm
Caçapava do Sul: 153.8 mm
São Gabriel: 137.6 mm
Camaquã: 125.4 mm
São Vicente do Sul: 120.4 mm
Rio Pardo: 93.2 mm
Alegrete: 92.0 mm
São Luiz Gonzaga: 91.4 mm

Chuva no RS entre aproximadamente 11h do dia 8 e 11h de 9 de maio de 2025 (Cemaden)

Cachoeira do Sul/Comunidade Três Vendas: 230.4 mm
Faxinal do Soturno/Centro: 196.8 mm
São Borja/Passo: 150.6 mm
Santa Maria/Lorenzi: 150.6 mm
Nova Palma/Centro: 146.8 mm
Camaquã/Centro: 114.8 mm
Rosário do Sul/ Serra do Caverá: 114.4 mm
Lagoa Bonita do Sul/ Centro: 109.4

Sol e frio no fim de semana

Ainda há risco de chuva forte no decorrer da tarde e noite desta sexta-feira, especialmente na metade norte do Rio Grande do Sul, inclusive na grande Porto Alegre e na região serrana. Mas já neste sábado, com deslocamento da frente fria em direção ao Paraná e ao Sudeste do Brasil, as nuvens carregadas vão sair do Rio Grande do Sul Rio Sol deve predominar durante o fim de semana do Dia das Mães.
O ar frio de origem polar que vem com essa frente fria se espalha sobre o Rio Grande do Sul durante o fim de semana mantendo as temperaturas baixas. Pode gear em alguns locais na fronteira com o Uruguai e também na região serrana.


Compartilhar

Previsão para sua cidade

Veja aqui!
São Paulo - SP
17°31°
0mm
saiba mais
São Caetano do Sul - SP
17°29°
0mm
saiba mais
Guarulhos - SP
17°29°
0mm
saiba mais
Diadema - SP
17°28°
0mm
saiba mais
Osasco - SP
17°29°
0mm
saiba mais
Santo André - SP
17°29°
0mm
saiba mais
Imagem Rio Grande do Sul em alerta para temporais nesta sexta-feira

Rio Grande do Sul em alerta para temporais nesta sexta-feira

Imagem Temperatura do Pacífico mantém padrão neutro em 2025

Temperatura do Pacífico mantém padrão neutro em 2025

Imagem Sudeste e Centro-Oeste ficam mais secos e quentes nesta quinta

Sudeste e Centro-Oeste ficam mais secos e quentes nesta quinta

Imagem Boa Vista (RR) continua em alerta para temporais, após abril chuvoso

Boa Vista (RR) continua em alerta para temporais, após abril chuvoso