Uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil nesta sexta-feira (10) e deverá intensificar as condições de instabilidade em Santa Catarina e no Paraná. Além da chuva, os dois estados devem enfrentar rajadas de vento que podem alcançar até 90 km/h, especialmente nas regiões oeste e sudoeste.
Chuva se espalha e ganha força
A frente fria que se desloca sobre a região será responsável por manter a chuva no Rio Grande do Sul, mas também abrirá caminho para que as instabilidades avancem em direção a SC e PR. O sistema contará ainda com o suporte de um forte transporte de umidade proveniente da faixa norte do país, além da intensificação dos ventos em altos níveis da atmosfera, o que contribuirá para o crescimento das nuvens carregadas.
Como podemos observar no mapa de risco para esta sexta-feira, o maior destaque é para as áreas em roxo, que abrangem o oeste de Santa Catarina e o oeste e sudoeste do Paraná. Nesses locais, há previsão de tempestades, com possibilidade de chuva volumosa e ventania. Já as áreas em vermelho, que incluem o centro e sudeste catarinense e grande parte do centro-oeste do Paraná, estão em alerta para temporais ao longo do dia. Na faixa em amarelo, a previsão é de pancadas de chuva com intensidade moderada a forte. No leste do Paraná e no nordeste de Santa Catarina, o tempo segue firme, sem expectativa de chuva.

Figura 1- Mapa de risco para essa sexta-feira 09 de maio de 2025. Fonte: Climatempo.
Cidades com maior previsão de chuva no PR
Os maiores acumulados de chuva previstos para o estado do Paraná nesta sexta-feira se concentram no extremo oeste. Segundo os modelos, Missal deve registrar 49 mm de chuva, seguida de Itaipulândia com 47 mm, Pato Bragado com 46 mm, e Marechal Cândido Rondon com 45 mm. Também devem ter acumulados elevados as cidades de Medianeira (41 mm), Santa Helena (38 mm), Foz do Iguaçu (35 mm), São Miguel do Iguaçu (33 mm), Capanema (31 mm) e Palotina (29 mm).
Ventos intensos ganham destaque
Outro fator importante desta sexta-feira será a força do vento. As rajadas poderão variar entre 71 e 90 km/h nas áreas em vermelho do mapa, como o centro-oeste de Santa Catarina e o oeste e sudeste do Paraná. Nas áreas em amarelo, a previsão indica rajadas entre 51 e 70 km/h.

Figura 2- Mapa de risco, com as rajadas de vento previstas para essa sexta-feira 09 de maio de 2025. Fonte: Climatempo.
O que explica os ventos fortes?
A intensidade dos ventos está diretamente ligada ao contraste entre a massa de ar quente, que domina o centro do Brasil, e o ar mais frio que avança com a frente fria. Essa diferença de temperatura provoca uma queda de pressão em determinadas áreas, aumentando o gradiente de pressão e acelerando os ventos.