logo
Ícone do tempo agora
São Paulo, SP / --°
Faça seu loginavatar
  • Previsão
    • Agora
    • Hoje
    • Amanhã
    • Fim de Semana
    • 15 Dias
    • Praias
    • Aeroportos
    • Brasil
  • Clima
  • Notícias
  • Agroclima
  • Mapas
  • Conteúdos
  • Produtos Climatempo
    • Mídia
    • SMAC
    • API
    • Levantamento de dados
    • Relclima
    • Weather Index
Clima e Previsão do Tempo

Umidade em alerta em grande parte do Brasil | Chove forte entre Amazonas e Roraima

Ar frio mantém o risco para geada na Campanha gaúcha. Temporais ganham força na costa leste do Nordeste. Cidade de SP e RJ terminam a semana com temperatura amena

Stefanie Tozzo

14/08/2025 às 14:11

Compartilhar
Imagem da notícia Umidade em alerta em grande parte do Brasil | Chove forte entre Amazonas e Roraima
Ar frio mantém o risco para geada na Campanha gaúcha. Temporais ganham força na costa leste do Nordeste. Cidade de SP e RJ terminam a semana com temperatura amena

Nesta sexta-feira, o sistema de alta pressão associado à massa de ar polar ganha força sobre a Região Sul, mantendo as temperaturas mais baixas ao longo do dia, na medida em que impede a formação de instabilidades em boa parte dos estados. No Rio Grande do Sul, excepcionalmente algumas áreas da região metropolitana e litoral podem contar com a ocorrência de chuva fraca isolada, em decorrência da circulação de umidade marítima incidente sobre o continente. Próximo à costa, o mar segue agitado ao longo do dia. Áreas do leste catarinense e do litoral paranaense também podem contar com a ocorrência de pancadas de chuva isoladas. No Paraná, essa chuva pode variar entre fraca a moderada intensidade, mesmo assim, algumas cidades do litoral podem acumular volumes diários mais expressivos. Nas demais regiões, o tempo segue firme e apenas com variações de nebulosidade, sem previsão de chuva significativa. A incursão de ar frio que avançou após o deslocamento da frente fria deve manter as temperaturas mais baixas em praticamente toda a região – com exceção de algumas áreas do noroeste e norte paranaense, que devem contar com temperaturas mais amenas na parte da tarde.

No Sudeste, também haverá influência de ventos marítimos associados à massa de ar polar, que devem direcionar a entrada de ar frio e umidade sobre o litoral de São Paulo, além de áreas costeiras do Rio de Janeiro – incluindo a Região Metropolitana do Rio – e do Espírito Santo. Há indicativo para volumes mais expressivos entre o litoral sul paulista e a região das baixadas fluminenses, com condições para pancadas de chuva com fraca a eventual moderada intensidade. No Espírito Santo, condição apenas para chuva fraca isolada. No interior paulista e mineiro, o ar frio não deve influenciar de maneira significativa, o calor e o ar seco seguem marcando presença ao longo do dia. A umidade relativa do ar permanece em níveis críticos sobre a região, com maior destaque para toda faixa entre o oeste paulista e o noroeste mineiro, onde os valores devem seguir abaixo de 20%.

Umidade baixa, ar seco, alerta

Emergência para umidade abaixo de 12% entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Na Região Centro-Oeste, o predomínio seguirá sendo de tempo aberto, com sol e calor ganhando força no decorrer das horas. Ainda cedo, as mínimas seguem mais baixas em Mato Grosso do Sul. Conforme o passar das horas, os termômetros disparam e o calor marca presença – com destaque para os municípios pertencentes aos estados de Mato Grosso e Goiás, onde as máximas já podem atingir a ordem dos 35 °C. Na parte da tarde, a umidade relativa do ar despenca e deve atingir níveis críticos em toda a região. Entre as áreas de maior atenção, se destaca a região entre o noroeste e pantanal de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, onde os índices devem registrar valores abaixo de 12%. Pela sequência de dias secos, e agora, com altas temperaturas, o cenário ficará favorável à ocorrência e dispersão de queimadas. A qualidade do ar também deve ser prejudicada, sobretudo em centros urbanos.

No Nordeste, a circulação de umidade marítima incidente sobre o continente ganha força e mantém as instabilidades sobre a costa leste e avançam para áreas do sertão e agreste nordestino. As pancadas de chuva intercalam com momentos de sol ao longo do dia, variando entre fraca e moderada intensidade. A região de maior atenção fica entre o litoral da Paraíba e do Rio Grande do Norte, onde há risco de chuva forte – não sendo descartados eventuais temporais – com acumulados diários significativos, elevando assim o potencial para transtornos. Entre o leste de Pernambuco e o litoral de Alagoas, também há alerta para temporais ao longo do dia. Entre o agreste e o sertão nordestino, o sol aparece entre nuvens ao longo do dia, mas as pancadas ganham força no decorrer das horas, com potencial para momentos de chuva forte. No litoral da Bahia, o avanço da frente fria sobre o oceano deve realizar a manutenção das instabilidades, com risco para temporais na região do recôncavo baiano. Nas demais regiões, o tempo segue firme, e o ar seco ganha força ao longo do dia. Calor e baixa umidade do ar marcam presença na parte da tarde, e diversos municípios devem registrar índices abaixo de 20% durante as horas mais quentes.

Na Região Norte, as instabilidades vão continuar se concentrando entre o Amazonas, Roraima e Amapá, mas já devem avançar para algumas áreas do Acre e do Pará. Destaque para a chuva mais expressiva no centro-norte do Amazonas, Roraima e Amapá, onde há risco para pancadas mais fortes. Rondônia e Tocantins seguem com predomínio de tempo aberto e destaque para o calor e o alerta de baixa umidade do ar.


Compartilhar

Previsão para sua cidade

Veja aqui!
São Paulo - SP
9°19°
1mm
saiba mais
São Caetano do Sul - SP
11°18°
0mm
saiba mais
Guarulhos - SP
11°19°
0mm
saiba mais
Diadema - SP
11°18°
0mm
saiba mais
Osasco - SP
10°20°
0mm
saiba mais
Santo André - SP
11°17°
0mm
saiba mais
Imagem Estações meteorológicas: inteligência climática a serviço da resiliência no setor elétrico

Estações meteorológicas: inteligência climática a serviço da resiliência no setor elétrico

Imagem Porto Seguro-BA registra 103 mm de chuva e supera média mensal

Porto Seguro-BA registra 103 mm de chuva e supera média mensal

Imagem Ventos no Sul e chuva forte entre litoral de SP e RJ | Umidade abaixo de 12% em Goiás

Ventos no Sul e chuva forte entre litoral de SP e RJ | Umidade abaixo de 12% em Goiás

Imagem Cidade do Rio de Janeiro está tendo um dos invernos mais frios dos últimos 18 anos

Cidade do Rio de Janeiro está tendo um dos invernos mais frios dos últimos 18 anos