logo
Ícone do tempo agora
São Paulo, SP / --°
Faça seu loginavatar
  • Previsão
    • Agora
    • Hoje
    • Amanhã
    • Fim de Semana
    • 15 Dias
    • Praias
    • Aeroportos
    • Brasil
  • Clima
  • Notícias
  • Agroclima
  • Mapas
  • Conteúdos
  • Produtos Climatempo
    • Mídia
    • SMAC
    • API
    • Levantamento de dados
    • Relclima
    • Weather Index
Clima e Previsão do Tempo

Grande João Pessoa registra mais de 200 mm de chuva em 24h

Ondas de leste provocam chuva intensa em Cabedelo e João Pessoa, com volumes acima do dobro da média mensal e risco de temporais no fim de semana.

Lívia Caetano

15/08/2025 às 16:13

Compartilhar
Imagem da notícia Grande João Pessoa registra mais de 200 mm de chuva em 24h
Bairro residencial em João Pessoa (PB). Fonte: GettyImages.

Texto por, Lívia Caetano e Guilherme Borges – meteorologistas da Climatempo

O litoral do Nordeste registrou volumes de chuva excepcionalmente altos nas últimas 24 horas, com destaque para a Região Metropolitana de João Pessoa (PB), que inclui a cidade de Cabedelo. Em alguns pontos, o acumulado superou o dobro da média histórica para todo o mês de agosto.

Em Cabedelo – bairro Renascer II – foram 264,4 mm de chuva, enquanto o valor médio esperado para o mês inteiro é de apenas 133,7 mm. No centro da cidade, o acumulado chegou a 242,2 mm. Na capital João Pessoa, a estação do bairro Altiplano registrou 183,6 mm no mesmo período.

O Rio Grande do Norte e Pernambuco também sentiram os efeitos das fortes precipitações. Em Goiana (PE), foram 113,5 mm, e em Natal (RN), no bairro Neópolis, 108,5 mm — ambos valores que representam boa parte ou quase a totalidade da média histórica mensal.

Fenômeno meteorológico

A forte chuva foi provocada por ondas de leste, sistemas típicos da costa nordestina nesta época do ano. Trata-se de bandas organizadas de nebulosidade que avançam lentamente do oceano em direção ao continente, favorecendo precipitações intensas em curto intervalo de tempo.

Este episódio, o segundo mais intenso do ano, começou entre o fim da quinta-feira (14) e a madrugada de sexta-feira (15), permanecendo sobre a região e mantendo a instabilidade.

Previsão para os próximos dias

As condições de tempo seguem instáveis durante o fim de semana ao longo da faixa leste do Nordeste. O risco de chuva forte e temporais é maior entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte, mas também se estende a áreas do Ceará.

No litoral da Bahia, o avanço da frente fria sobre o oceano mantém as instabilidades, com risco de temporais na região.
Como os volumes acumulados podem continuar elevados até o início da próxima semana, acompanhar a previsão do tempo e alertas oficiais são essenciais para garantir a segurança da população.


Compartilhar

Previsão para sua cidade

Veja aqui!
São Paulo - SP
12°22°
0mm
saiba mais
São Caetano do Sul - SP
12°21°
0mm
saiba mais
Guarulhos - SP
12°22°
0mm
saiba mais
Diadema - SP
12°19°
0mm
saiba mais
Osasco - SP
12°23°
0mm
saiba mais
Santo André - SP
12°19°
0mm
saiba mais
Imagem Nasce primeiro furacão do Atlântico Norte em 2025

Nasce primeiro furacão do Atlântico Norte em 2025

Imagem Grande João Pessoa registra mais de 200 mm de chuva em 24h

Grande João Pessoa registra mais de 200 mm de chuva em 24h

Imagem Atenção: ciclone extratropical, ventania e temporais

Atenção: ciclone extratropical, ventania e temporais

Imagem Umidade em alerta em grande parte do Brasil | Chove forte entre Amazonas e Roraima

Umidade em alerta em grande parte do Brasil | Chove forte entre Amazonas e Roraima