A chegada de uma frente fria ao norte de Minas Gerais, ao Espírito Santo e ao sul da Bahia causou fortes pancadas de chuva em vários locais dessas regiões durante o domingo, 9 de novembro. Algumas áreas no sul da Bahia receberam de 60 mm a 70 mm de chuva em apenas 6 horas. No norte de Minas Gerais, pancadas de chuva muito fortes deixararam acumulados em torno de 39 mm em apenas 1 hora. Foi esta frente fria que se formou no Sul do Brasil na última sexta-feira e que avançou para a região Sudeste associada a um ciclone extratropical sobre o oceano. O ciclone já se afastou completamente para alto-mar, mas a frente fria continua ativa entre a Bahia, Minas e o Espírito Santo e deixa estas regiões em alerta para chuva forte.
Risco de chuva forte nesta segunda-feira
Com a proximidade da frente fria, o tempo permanece bastante instável nesta segunda-feira, 10 de novembro, no norte e noroeste de Minas Gerais, no oeste e centro-sul da Bahia. A Climatempo alerta para o risco de temporais no litoral sul da Bahia, incluindo a região de Porto Seguro e de Ilhéus, no oeste/sudoeste baiano, onde estão as regiões de Barreiras e Bom Jesus da Lapa, e no noroeste mineiro. A região do Planalto da Conquista, no sul da Bahia, que teve um domingo com muita chuva, a chuva pode ser de moderada a forte intensidade nesta segunda-feira. A mesma situação vale para o Vale do Jequitinhonha, no nordeste mineiro, que ainda poderá ter chuva de moderada a forte i intensidade. Essas pancadas também podem acontecer moderadas a fortes na região de Montes Claros e Pirapora.
Na região do Vale do Rio Doce e em áreas do Espírito Santo próximas da divisa com Minas, ainda pode chover de forma moderada nesta segunda-feira. Nas demais áreas do Espírito Santo, terão um dia com muitas nuvens, alguns momentos com sol e condições para chuva fraca.
Alerta para chuva forte em Salvador
Na terça-feira, 11 de novembro, a frente fria avança um pouco mais indo em direção a Salvador, onde as condições para a chuva tendem aumentar. A região do Recôncavo Baiano entra em alerta para temporais nesta terça-feira. A quarta-feira, 12, ainda será de atenção para muita chuva na região de Salvador. Volumes de chuva nestes dois dias devem ser bastante elevados e podem causar transtornos. A tendência é de redução da chuva e aumento dos períodos com a partir da quinta-feira. Vale lembrar que recentemente, na segunda quinzena de outubro, Salvador passou por vários dias com chuva forte, que causaram grandes transtornos na capital baiana,
Para o sul da Bahia, para o nordeste e noroeste de Minas Gerais e para o Espírito Santo, as condições para chuva tendem a diminuir na terça-feira. Porém, as áreas litorâneas da Bahia, entre Camamu e Porto Seguro voltarão a ficar com tempo muito instável na quinta e na sexta-feira, com risco de chuva forte.
Volumes de chuva
Confira os volumes de chuva acumulados em áreas do noroeste e nordeste de Minas Gerais, sul da Bahia no período de 6 horas, pela medição do Centro Nacional de Alerta e Desastres Naturais em 9/11/25.
71,6 mm Nova Canaã
59,4 mm Vitória da conquista
47,4 mm Licínio de Almeida
36,2 mm Matias Cardoso
30,8 mm Pau Brasil
Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, na região de Espinosa choveu 43,3 mm em apenas 3 horas. Araçuaí acumulou 41,4 mm em 5 horas, mas 39,2 mm caíram em apenas uma hora. Em Salinas choveu 21,4 mm em 6 horas.




