Sul: Chuva volumosa e risco para transtornos
Neste sábado, a chuva volta a ganhar força nos estados do Sul, com a formação de um sistema de baixa pressão sobre os três estados da região. Destaque para a faixa que vai do centro do Rio Grande do Sul ao oeste do Paraná, onde há alerta para temporais. No Rio Grande do Sul, especialmente nas regiões das Missões, norte, centro e Região Metropolitana de Porto Alegre, a chuva será mais intensa, com risco de tempestades (temporal com chuva volumosa). As duas áreas que devem ficar fora da rota da chuva são o oeste e a Campanha, sul do Rio Grande do Sul, além do norte do Paraná. O frio também se destaca na Campanha Gaúcha, onde há previsão de geada devido ao avanço da massa de ar polar. Rajadas de vento variam entre 51 e 70 km/h entre o centro do Rio Grande do Sul e o oeste do Paraná, alcançando todo o estado de Santa Catarina.
No domingo, a chuva segue intensa sobre o norte do Rio Grande do Sul, com volumes elevados no litoral médio e norte do estado. A Grande Porto Alegre permanece em alerta para temporais ao longo do dia. Em Santa Catarina e no Paraná, as pancadas continuam no oeste catarinense e no sudoeste paranaense, mas perdem força no norte do estado e em Curitiba.
Sudeste: Temperaturas voltam a subir na Região
A passagem da frente fria ainda mantém a umidade elevada no litoral de São Paulo e na região do Vale do Ribeira, com bastante nebulosidade e chuva fraca a moderada ao longo deste sábado (28). Na capital paulista, o dia pode começar com garoa, mas depois o tempo abre. Entre o Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, não há previsão de chuva, e as temperaturas sobem durante a tarde. Destaque para a umidade relativa do ar, que fica abaixo de 30% nos horários mais quentes do dia no noroeste de São Paulo e no oeste de Minas Gerais.
No domingo, uma entrada de umidade vinda do mar ainda provoca chuva fraca no nordeste de Minas Gerais, especialmente no Vale do Jequitinhonha, e também no leste e norte do Espírito Santo. Nas demais áreas da região, o tempo firme predomina. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, o sol volta a brilhar com mais intensidade, e o calor retorna durante a tarde.
Centro-Oeste: Pancadas de chuva em MS e ar seco no Distrito Federal
O sábado pode começar com algumas pancadas isoladas, de moderada a forte intensidade, no sul de Mato Grosso do Sul, mas a condição melhora ao longo da tarde. Em Goiás, no Distrito Federal e em Mato Grosso, o tempo segue firme e mais seco. A umidade relativa do ar permanece baixa, com valores em estado de atenção, ficando abaixo de 30% no leste de Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal.
Domingo com risco de pancadas fortes acompanhadas de raios e trovoadas no sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul, com potencial para temporais em cidades como Iguatemi, Dourados e Ponta Porã. Em Campo Grande, o tempo segue firme, enquanto em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, o domingo será ensolarado, quente e seco, com baixa umidade do ar.
Nordeste: Chuva continua concentrada na costa leste nordestina
O tempo continua instável neste sábado, no litoral leste e norte da região. Destaque para Salvador, Aracaju, Maceió, Fortaleza e São Luís, onde a chuva ocorre em forma de pancadas, com intensidade moderada a forte. No litoral de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, incluindo as capitais, o alerta é para temporais. No interior da região, especialmente no centro-sul do Piauí, sul do Maranhão e oeste da Bahia, o destaque é o tempo seco, com umidade relativa do ar abaixo de 30% nos horários mais quentes do dia.
No domingo (28) a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) se aproxima da costa leste e favorece o aumento da chuva no litoral do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Há risco de pancadas fortes e temporais. O dia segue abafado em toda a faixa leste da região, de Salvador até Natal, com sol entre nuvens e pancadas de chuva moderadas em vários momentos.
Norte: Pancadas fortes e calorão na Região
Na Região Norte, os temporais persistem sobre o noroeste do Amazonas e o oeste de Roraima. Nas demais áreas do Amazonas, no Acre, norte do Pará e no Amapá, a chuva ocorre em forma de pancadas de intensidade moderada a forte. Já na faixa sul da região, o tempo segue mais quente e seco. No Tocantins, o risco de queimadas continua elevado, especialmente durante a tarde.
Domingo com tempo segue firme no Acre, sul de Rondônia, sul do Pará e em todo o estado do Tocantins. Por outro lado, pancadas fortes devem atingir o Amazonas, Roraima e o Amapá, com risco de temporais e ventos intensos, especialmente entre a tarde e a noite.