CLIMA DE VIAGEM

ILHÉUS / BA

por Redação

Oferecimento

A chuva é bem distribuída ao longo do ano na região de Ilhéus, porém ocorre com menor frequência entre os meses de setembro a fevereiro. Devido a sua localização geográfica, a temperatura varia pouco ao longo do ano.


O que fazer:

Com um litoral com aproximadamente 84 km de extensão, Ilhéus oferece praias boas para o surfe e também praias com águas calmas. Para quem procura privacidade, as praias na costa norte do município são as mais recomendadas. Os grandes hotéis e pousadas no litoral sul atraem muitos turistas e por isso acaba sendo mais agitado.

A grande produção de cacau na região no início do século 20 permitiu um grande crescimento econômico para a cidade. Casarões e palacetes erguidos pelos barões do cacau são atrações no Centro Histórico da cidade. A praga da vassoura-de-bruxa no fim dos anos 1980 reduziu consideravelmente a produção do cacau.

O romance “Gabriela, Cravo e Canela” escrito por Jorge Amado é considerado um dos principais ícones culturais da cidade de Ilhéus e lugares citados na obra também são importantes pontos turísticos na cidade. O melhor período para se conhecer Ilhéus, tratando das condições do tempo, é entre os meses de setembro e fevereiro.


Eventos que acontecem na cidade:
Festival Internacional do Chocolate & Cacau - Evento realizado desde 2009 em meados de junho com o objetivo de apresentar toda a cadeia produtiva do cacau ao chocolate com os melhores chocolates de origem do Brasil. É possível participar de cursos e palestras, exposições de arte, atividades culturais, turismos em fazenda entre outras atividades. Durante o mês de junho as temperaturas ficam mais amenas, com temperatura máxima média em torno dos 26°C e mínima de 20°C (fonte: Inmet).

Sua economia baseia-se na agricultura, turismo e indústrias. 

DESTINOS TURÍSTICOS NO BRASIL