CLIMA DE VIAGEM

FORTALEZA / CE

por Redação

Oferecimento

Devido à sua proximidade da linha do Equador, a temperatura varia muito pouco no decorrer do ano em Fortaleza. A média mensal da temperatura máxima fica em torno dos 30°C ao longo de todo o ano (fonte: Inmet). Os ventos constantes e fortes no decorrer do ano diminuem um pouco a sensação de calor. A estação das chuvas (equivalente local ao inverno) ocorre entre os meses de fevereiro e maio e correspondem em média a 70% do acumulado de chuva anual da capital cearense. Entre agosto e dezembro é definida a estação seca na região. Os meses de junho e julho e o mês de janeiro são meses de transição, onde ocorrem bons períodos de sol com chuvas ocasionais.

 


O que fazer:

Na orla central de Fortaleza, formada pelas praias de Iracema, Meireles e Mucuripe, unidas pela Avenida Beira Mar, é possível fazer caminhas ou passeios de barco e apreciar o artesanato e a gastronomia local.

 

No bairro de Iracema é possível visitar o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura que abriga teatros, cinemas, galerias de arte, um Planetário, o Memorial da Cultura Cearense e um museu com obras de arte popular.

 

Um pouco afastada do centro da cidade está localizada a Praia do Futuro, a praia mais badalada de Fortaleza. As várias barracas oferecem duchas de água doce, cadeiras e um cardápio delicioso. Durante a noite vários shows de música e comédia mantém o clima animado.

 

O melhor período para se conhecer Fortaleza é entre os meses de agosto e dezembro.

 

Eventos que acontecem na cidade:

Ceará Music - Evento de pop-rock que acontece em Fortaleza desde 2001 entre os meses de outubro e novembro. As chuvas são bem irregulares neste período do ano e os visitantes devem se preocupar mesmo com o calor.

 

Fortal - Maior micareta indoor do país que acontece no mês de julho. Por ser realizado em local fechado o tempo não exerce influência sobre o evento, mas vai influenciar a escolha da roupa e dos itens necessários para o caminho de ida ou volta da festa. Mesmo sendo um mês em que a chuva já está mais irregular, a capa de chuva pode ser um item a ser levado (no site da Climatempo é possível acompanhar a previsão para Fortaleza e conferir se este será um item indispensável).

 

A principal fonte econômica do município está centrada no setor terciário, com seus diversificados segmentos de comércio e prestação de serviços.

DESTINOS TURÍSTICOS NO BRASIL