CLIMA DE VIAGEM

OURO PRETO / MG

por Redação

Oferecimento

Durante grande parte da primavera e nos meses de verão os dias são quentes e úmidos e as pancadas de chuva entre a tarde e o início da noite são frequentes na região. Os meses entre outubro e março são os mais chuvosos da cidade.

Entre os meses de abril e setembro as chuvas se tornam bastante irregulares e o predomínio acaba sendo de tempo firme. Dias com frio pela manhã e temperaturas mais amenas nas tardes são frequentes entre os meses de maio e agosto.

 

O que fazer:

Declarada como Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO, Ouro Preto reúne o maior conjunto arquitetônico do barroco brasileiro. Várias obras de Aleijadinho estão expostas na cidade, entre elas a igreja de São Francisco de Assis, considerada o ícone do estilo e obra-prima do artista.

 

Outra igreja barroca que não pode deixar de ser visitada é a de Nossa Senhora do Pilar, ornamentada com mais de 400 quilos de ouro. A história dos séculos 17 e 18 também pode ser explorada nas capelas, museus, chafarizes e construções coloniais espalhadas pela cidade. É recomendado um bom calçado e boa vontade para enfrentar as íngremes ladeiras da cidade.

 

Ouro Preto foi também cenário da Inconfidência mineira. No Museu da Inconfidência, localizado na antiga Casa de Câmara mineira, é possível aprender um pouco mais sobre o movimento sem sucesso pela Independência do Brasil ocorrido em 1789.

 

Mesmo com as chuvas frequentes entre os meses de outubro e março, os dias costumam ser bastante aproveitáveis, principalmente na parte da manhã e início da tarde. Porém os meses entre abril e setembro, pelas chuvas menos frequentes, acabam sendo os melhores para aproveitar ao máximo o que a cidade histórica tem a oferecer.

 

Eventos que acontecem na cidade:

Carnaval - Vários blocos de rua invadem a cidade e garantem a alegria do folião que escolher Ouro Preto durante o Carnaval, entre fevereiro e março. As tardes costumam ser quentes e as pancadas de chuva à tarde, frequentes durante o período do ano, ajudam a dar uma refrescada.

 

Semana Santa - Tapetes de flores e serragens cobrem as ladeiras de Ouro Preto durante a Semana Santa, em abril. Os dias geralmente são de bastante sol e as chuvas menos frequentes durante esse período do ano não costumam estragar as obras feitas pelos fiéis.

 

O turismo, a indústria de transformação e as reservas minerais de seu subsolo são as principais atividades econômicas de Ouro Preto.

DESTINOS TURÍSTICOS NO BRASIL