CLIMA DE VIAGEM

RIO DE JANEIRO / RJ

por Redação

Oferecimento

Cidade famosa pelo calor, o Rio de Janeiro possui primaveras e verões geralmente quentes e úmidos. Pancadas de chuva entre a tarde e a noite costumam ser comuns entre os meses de outubro e março e alguns temporais durante esse período podem atrapalhar a vida da cidade. Devido à alta umidade do ar, a sensação costuma ser de muito calor no verão e em alguns momentos a sensação térmica se aproxima dos 50°C.

A temperatura fica mais amena nos meses de outono e inverno e as pancadas de chuva se tornam menos frequentes. O frio pode vir com força em alguns períodos dessas estações devido ao avanço de massas de ar polar mais intensas.


O que fazer:
As belas praias abraçadas pela serra criam paisagens inesquecíveis na cidade maravilhosa. Toda a beleza do Rio de Janeiro pode ser vislumbrada do Cristo Redentor, do Pão de Açúcar e da Pedra da Gávea. Destes pontos é possível observar o contraste entre o azul do mar, a areia, os prédios e o verde da mata. Os calçadões e ciclovias de Copacabana, Leblon, Ipanema, Flamengo e Botafogo sempre movimentados com pessoas contemplando o cenário, andando de bicicleta ou praticando esportes.

Um passeio pela lagoa Rodrigo de Freitas, o Parque do Flamengo e a Floresta da Tijuca são opções para quem quer se afastar um pouco da areia. A antiga capital do Império e da República possui também um belíssimo conjunto arquitetônico dos séculos 19 e 20 que abrigam hoje em dia museus e centros culturais. Dentre as construções estão o Theatro Municipal, o Museu Nacional de Belas Artes, o Centro Cultural Banco do Brasil e a Casa França-Brasil.

O Rio de Janeiro é uma cidade para ser visitada a qualquer época do ano. Nos meses de primavera e verão é importante lembrar do guarda-chuva e estar preparado para o calor intenso. O outono e o inverno podem guardar alguns dias mais frios, mas também possuem dias bem aproveitáveis para se dar um mergulho nas belas praias da capital.

Eventos que acontecem na cidade:
Réveillon - Copacabana é famosa mundialmente pelo show de fogos de artifício na virada do ano. Vários shows musicais também são oferecidos para àqueles que escolhem o Rio de Janeiro para a entrada do ano novo. O período do ano é geralmente de muito calor e com pancadas de chuva entre a tarde e o início da noite. Se nenhuma frente fria estiver passando pelo Estado, a noite costuma ser favorável para a observação dos fogos.

 

Carnaval - Um dos mais famosos carnavais do mundo, com blocos e desfiles de Escolas de Samba. Dias bem quentes com pancadas de chuva à tarde costumam ser frequentes durante fevereiro e março. As noites também costumam ser bastante abafadas, logo o folião tem que estar preparado para passar calor.

Comércio, turismo, serviços, construção civil e indústria são as principais atividades econômicas da cidade do Rio de Janeiro.

DESTINOS TURÍSTICOS NO BRASIL