CLIMA DE VIAGEM

CURITIBA / PR

por Redação

Oferecimento

Curitiba não tem uma temporada seca bem definida, porém os menores acumulados de chuva são registrados entre os meses de abril e agosto (fonte: Inmet). Durante a primavera e verão a sensação é de tempo abafado na região, com pancadas de chuva frequentes entre a tarde e a noite. As menores temperaturas da cidade costumam ser registrada entre os meses de junho e agosto, que apresentam temperatura mínima média inferior a 10°C e máxima inferior a 21°C segundo os dados históricos do Instituto Nacional de Meteorologia.

 


O que fazer:

Curitiba possui um extenso roteiro turístico repleto de grandes parques, construções históricas, museus e memoriais dedicados às várias culturas imigrantes. O Jardim Botânico, com sua estufa em estrutura metálica, é o parque mais famoso da cidade, mas também é possível chegar mais perto da natureza nos parques de Tanguá e o extenso Barigui.

 

No Centro Histórico de Curitiba vale a visita à Praça Tiradentes, marco zero da cidade, onde fica situada a Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz, o Paço da Liberdade, o Mercado das Flores e a Praça Santos Andrade. Para quem gosta de história, outro lugar a se visitar é a região do Lago da Ordem. O museu Oscar Niemeyer e a Ópera de Arame também são outros cartões-postais da cidade que não podem deixar de serem visitados.

 

Memoriais dedicados aos imigrantes que povoaram o Paraná também estão espalhados pela cidade: o Bosque Alemão, o memorial ucraniano com uma réplica da Igreja de Miguel na Serra do Tigre, o Bosque do Papa (memorial polonês inaugurado logo após a visita do Papa João Paulo II), a Praça do Japão e o memorial árabe. Já os italianos possuem um bairro inteiro, o Santa Felicidade, com restaurantes, lojas de artesanato, empórios e vinícolas.

 

Devido a pouca variação das chuvas ao longo do ano, a escolha da data para se conhecer Curitiba deve ser feita considerando a temperatura média da região. O verão costuma ter tardes abafadas e no inverno a temperatura mínima pode chegar a aproximadamente 0°C.

 

Eventos que acontecem na cidade:

Festival de Teatro - Exibição de peças em vários pontos da cidade em março, atrai diretores e atores de todo o país. Dias com sol e sensação de tempo abafado. As pancadas de chuva, principalmente a partir do meio da tarde, costumam ser frequentes em Curitiba.

 

Natal Luz - O Palácio Avenida fica repleto de decorações natalinas no mês de dezembro, com apresentações do coral de crianças nas janelas. As temperaturas mais altas do verão e as pancadas de chuva se fazem presentes durante essa época do ano. O calor não é tão intenso se compararmos com, por exemplo, o Rio de Janeiro, mas a alta umidade do ar mantém a sensação de tempo abafado.

 

Curitiba tem como principais atividades econômicas o comércio, finanças e serviços.

DESTINOS TURÍSTICOS NO BRASIL