CLIMA DE VIAGEM

Roteiros de fim de semana ao redor de BH

por Redação

Oferecimento

No roteiro de viagem estão arte, muitas histórias, aventuras e paisagens maravilhosas

Nas terras de onde muito ouro já foi extraído, hoje restam outros tipos de tesouros: as belas e diversificadas paisagens de Minas Gerais. Muitas delas, localizadas ao redor da capital do estado, na Grande Belo Horizonte, onde se encontram ótimos lugares para viajar e para aproveitar as férias no Brasil.


Um deles é Brumadinho, cerca de 60 quilômetros de BH, onde está o maior centro de arte contemporânea a céu aberto do mundo, o Instituto Inhotim. No local, é possível até escutar o “Som da Terra”, por meio de um túnel de 200 metros de profundidade, um exemplo de como obras de artes e a natureza estão bem interligadas. Como costuma chover bastante nos meses de verão, quando, o Instituto disponibiliza guarda-chuvas aos visitantes, de modo que possam continuar o passeio.


Para quem quiser um pouco mais de história, a dica de roteiro é seguir rumo à Ouro Preto, onde estão expostas arquiteturas barrocas de Ataíde e Aleijadinho, cujas obras podem ser vistas no Museu da Inconfidência e em diversas igrejas da cidade, como a de São Francisco de Assis. A cidade também oferece muita agitação em seus barzinhos e restaurantes da Rua Direita. E uma boa época para visitar o local é entre abril e setembro, quando o tempo é mais seco e as chances de chuva diminuem.


Se a sua viagem ideal precisa de aventura, o destino turístico recomendado é o Parque Nacional da Serra do Cipó, que pode ser visitado tanto no verão, com temperaturas que até passam dos 30ºC, quanto no inverno, com médias de 18ºC, sem frio intenso. Por lá, os turistas encontram opções de trilhas, cânions, rios, campos rupestres (com paisagens incríveis) e o principal atrativo do lugar, as cachoeiras, com destaque para a Cachoeira da Farofa, com 80m de altura. Todas essas belezas naturais podem ser contempladas por meio de atividades como rapel, escalada, tirolesa e até cavalgada.


E quem está em Belo Horizonte precisa passar também pela maior cachoeira do estado, a Cachoeira do Tabuleiro, com 273 metros de altura, em Conceição do Mato Dentro. Embora a paisagem seja deslumbrante, com o paredão que a cerca, a água costuma ficar abaixo dos 20ºC. O mergulho nessa cachoeira requer muito cuidado, pois o poço formado por ela é de 18 metros e contém muitas pedras.


Para finalizar o roteiro turístico, que tal conhecer a Gruta da Lapinha, em Lagoa Santa? O local, considerado um patrimônio histórico-cultural e tem cerca de 600 milhões de anos, 40 metros de profundidade, 500 metros de extensão e uma série de estalactites e estalagmites. O passeio é muito recomendado para quem está em Belo Horizonte e deseja fazer algo mais rápido, pois é possível chegar à Gruta em torno de uma hora. 


Para aqueles que gostam desse tipo de monumento natural, a Gruta do Maquiné, em Cordisburgo, também é uma excelente opção.




DESTINOS TURÍSTICOS NO BRASIL