CLIMA DE VIAGEM

Os melhores roteiros de viagem dos Pampas

por Redação

Oferecimento

Veja o que há de melhor nestes campos que parecem se estender por infinitos quilômetros


Os pampas são grandes planícies entre o Sul do Brasil e o Norte argentino, que compreendem importantes regiões, como parte do Rio Grande do Sul, o Uruguai, além de envolver cidades como Montevidéu, Buenos Aires, Santa Fé e outras províncias muito importantes. A área tem história, além de uma cultura muito acentuada, marcada por tradições representadas nas festas, além de uma ótima culinária. Conheça os melhores destinos dessas planícies.



Se você quiser fazer uma visita para saborear ótimos vinhos e um churrasco maravilhoso, sem precisar sair do Brasil, a Campanha Gaúcha é o lugar perfeito. A área formada por cidades que vão de Hulha Negra a Uruguaiana tem um número cada vez maior de vinícolas, algumas que podem ser visitadas. O maior atrativo para plantar uva na região são as chuvas regulares e o solo fértil. A temperatura nestes locais tem grandes amplitudes térmicas, com verões que chegam a 40ºC e invernos que podem ter temperaturas negativas.  

 

Outra grande atração em muitas cidades dos pampas é a história da América desde o período colonial, imortalizada em monumentos e construções espalhadas em vários municípios. Fora as cidades fortemente marcadas pelo processo colonial como as capitais do Uruguai e Argentina, uma que tem muito a contar sobre o passado sul-americano é Bagé, no Rio Grande do Sul. É lá que foi proclamada a República Riograndense, no contexto da Guerra dos Farrapos.

Durante o verão a temperatura fica elevada, com média da temperatura máxima ficando entre 29º e 30ºC. As massas de ar polar costumam vir com força durante o inverno e a temperatura máxima média varia entre 18 e 19ºC e a temperatura mínima média fica em torno de 9ºC (fonte: INMET). Bagé também pode registrar temperaturas negativas no inverno. As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano, com acumulado médio mensal variando entre 100 e 150 mm.

 

Para os fãs de aventuras radicais, que não se contentam com vinícolas ou museus, a região próxima a Tandil, na Argentina, é perfeita para trilhas, escalada e outras atividades que envolvem muita adrenalina. As atrações ao ar livre ocorrem próximas ao sistema de Tandilia, cadeia de serras e montanhas que marca o fim das planícies quase infinitas que começam no Sul brasileiro.

 

A cidade tem temperaturas mais frescas durante grande parte do ano. No inverno a temperatura média varia entre aproximadamente 7ºC e 8ºC. No verão a temperatura máxima média fica entre 27°C e 28°C. A chuva é mais frequente no verão e bem irregular no inverno. A média anual de chuva para a região é de aproximadamente 785 mm segundo o Serviço Meteorológico Nacional da Argentina.

 

Se você quer ver um pouco de tudo, em uma viagem bem planejada, você pode fazer uma rota de carro pelos mais de 750 mil quilômetros quadrados dos pampas, passando pelos melhores destinos. Partindo do Brasil, uma boa dica é sair do Rio Grande do Sul e ir descendo, sempre pelos pampas, até chegar ao Uruguai, com paradas em Punta del Este e Montevidéu, e então contornar o território Uruguaio inteiro, para voltar ou continuar sua jornada pela Argentina. Não se esqueça de preparar o chimarrão, consumido em larga escala em toda essa região e uma ótima maneira de fazer novas amizades no caminho. Boa viagem!

 

 

 

 

DESTINOS TURÍSTICOS NO BRASIL