CLIMA DE VIAGEM

10 pratos tradicionais para experimentar no Nordeste

por Redação

Oferecimento

Além de cenários de tirar o fôlego, a região oferece pratos de encher os olhos e dar água na boca

Cada cantinho do Brasil possui características próprias. Pode ser o sotaque, o modo de se vestir ou até mesmo de comer. Aliás, a culinária do país tem pratos para todos os gostos espalhados de norte a sul, além de ser mundialmente conhecida. Uma das regiões com diversas opções de iguarias tradicionais é o Nordeste. Quer experimentar? Aproveite suas férias no Brasil e faça um tour gastronômico!


Com vasto cardápio, a Bahia oferece, além de diversos lugares turísticos, vários pratos deliciosos. O mais famoso deles é o Acarajé, bolinho salgado feito de feijão fradinho frito em óleo de dendê. Só não o peça quente, já que ele pode vir carregado na pimenta, o que vai aumentar o seu calor sob as altas temperaturas da região no ano inteiro.


Quem quiser ainda pode optar por saborear um delicioso Vatapá. Preparado com peixe, camarões ou carne de frango, e sempre acompanhado de arroz, o prato baiano inclui pão molhado ou farinha de rosca, fubá, gengibre, pimenta-malagueta, amendoim, castanha de caju, leite de coco, azeite de dendê, cebola e tomate. Uma dica é conhecer o local, e experimentar essas delícias, entre os meses de maio a setembro, quando a média da temperatura cai um pouco.


No estado de Alagoas os frutos do mar estão presentes em quase todos os pratos típicos da região, tanto que a refeição mais tradicional dos alagoanos é o chamado Sururu. A paixão pela iguaria é tanta que em 2014 ela foi registrada como Patrimônio Imaterial de Alagoas.


A mesma base de animais marinhos está presente na culinária de Sergipe. Por lá, um dos pratos mais tradicionais do estado é o Bobó de Camarão, feito com leite de coco, óleo de dendê e coentro, geralmente servido com arroz ou com pirão.


Já imaginou comer as vísceras de um porco? Pois é, o Sarapatel, um dos mais conhecidos pratos do Ceará é feito exatamente disso. De origem portuguesa quando preparado pelos nordestinos geralmente leva folha de louro e é acompanho por farinha de mandioca e arroz. Os melhores meses para conhecer o estado são de julho a dezembro, quando quase não chove e os dias são ensolarados. 


As comidas do Maranhão tem como base o arroz, já que o estado foi o primeiro local a cultivar alimentos do Brasil. O prato típico mais famoso é o Arroz de Cuxá, feito com camarão fresco, arroz e vinagueira. O cuxá é um tradicional molho maranhense feito com gengibre, farinha de mandioca e camarão. Uma boa dica de viagem é evitar os meses de março e abril, considerados os mais chuvosos no estado.


O Mugunzá, ou canjica como é conhecida, é um doce típico da Paraíba. Feito com grãos de milho branco cozido, leite, açúcar, canela ou cravos, o prato é geralmente mais consumido em junho, período das festas juninas na região. O Mugunzá pode ser apreciado quente ou gelado para aliviar as altas temperaturas registradas no estado.


Já em Pernambuco, o prato típico da região é a Buchada de Bode. A refeição é feita com rins, fígado e vísceras do animal, que são retiradas e cozidas dentro de bolsas feitas com o estomago do bode. Apesar de trabalhoso, o prato é um dos mais apreciados no estado.


No Piauí, o prato predileto da população é o Carneiro Guisado servido com arroz e farofa, é cozido em óleo de coco, para deixar a iguaria ainda mais saborosa. 


O Baião de Dois, é um dos pratos mais tradicionais do Rio Grande do Norte. Feito com feijão verde, pimenta de cheiro e pedaços de queijo coalho, o prato pode ser consumido como acompanhamento ou refeição principal. O melhor período para visitar o estado e se deliciar é de junho a janeiro, época de pouca chuva. 



DESTINOS TURÍSTICOS NO BRASIL