CLIMA DE VIAGEM

Roteiros incríveis pelo Sertão Nordestino

por Redação

Oferecimento

Viaje pelos melhores destinos da área conhecida por sua história e seu clima tão diferente do resto do Brasil

O sertão nordestino é um dos locais mais importantes para a formação da cultura brasileira. Além de sua história, a região, famosa por seu clima árido e semiárido, oferece aos visitantes uma série de pontos turísticos de tirar o fôlego. Confira a seguir uma lista de lugares imperdíveis para conhecer na região.

 

Na divisa entre Alagoas e Sergipe, perto do município de Canindé de São Francisco, o rio São Francisco passa pelas rochas formando o Cânion do Xingó. Uma das coisas que mais surpreendem os turistas nesse ponto é o contraste das pedras alaranjadas, com a água verde do rio. Um passeio de barco pela localidade dura cerca de uma hora e conta com serviços como almoço e mergulho. O ano na região tem poucas chuvas e média alta de temperatura, que fica na casa dos 25,8ºC.

 

Outra atração para turistas é o Parque Nacional da Serra da Capivara, no estado do Piauí. O local contém a maior quantidade de desenhos rupestres juntos do mundo, que datam de 6 a 12 mil anos. Além disso, o furo no meio de uma das formações rochosas atrai a curiosidade de muitos. No semiárido Piauiense, as temperaturas são altas o ano inteiro, ultrapassando os 30ºC todos os meses, e com chuvas muito irregulares.

 

Para os amantes de cinema, Cabaceiras, no sertão da Paraíba, é o destino perfeito. A cidade, famosa por ser cenário em mais de 20 filmes, tem até um letreiro para indicar a “Roliúde Nordestina”. A cidade tem construções muito simpáticas e uma calmaria constante. Para os que querem mais, ainda há um lago com rochas de formato esférico e oval que intrigam a todos. A cidade está na caatinga brasileira, apresenta altas temperaturas durante o ano inteiro, da ordem dos 30ºC e poucas chuvas, somando apenas 350mm anualmente.

 

Muito importante na história do país, a região do Raso da Catarina, no sertão baiano, é famosa pelas personalidades que viveram no local e por ser muito seca. A área foi escolhida pelo Rei do Cangaço, Lampião, e seus comparsas, para servir de esconderijo – e também foi onde Antônio Conselheiro, personagem principal da Guerra dos Canudos, passou certo tempo. A região tem temperaturas que vão de 15ºC à noite a 40ºC durante o dia, com pouquíssima chuva, às vezes, menor que 300mm ao ano.

DESTINOS TURÍSTICOS NO BRASIL