CLIMA DE VIAGEM

Um destino brilhante em Minas Gerais

por Redação

Oferecimento

Localizado na Vila de Santa Bárbara, em Augusto de Lima (MG), o destino turístico, ainda pouco explorado, oferece uma experiência inesquecível

 


Caçar vagalumes, também chamados de pirilampos, pode não ser uma prática tão comum na cidade grande, mas os pequenos insetos luminosos são uma das principais atrações do interior, onde aparecem com mais frequência e em maior quantidade. No Brasil, um dos melhores destinos para encontrá-los é na Vila de Santa Bárbara, na cidade de Augusto de Lima (MG), onde fica o ainda pouco explorado “Campo dos Vagalumes”.


Instalado dentro de uma das fazendas da região, aos pés da Serra do Espinhaço, o espaço a céu aberto ganhou esse nome pela grande quantidade de insetos que aparecem no local durante o verão, quando são registradas temperaturas em torno dos 25ºC. São tantos vagalumes que eles transformam as noites em uma profusão de pequenas luzes. A estação mais quente do ano é também a mais indicada para procurá-los, já que é nesse período que eles acasalam e, se acendem.

Mas atenção! Embora as altas temperaturas os deixem mais ativos, os vagalumes preferem viver em lugares com bastante umidade. Por isso, a dica de viagem é não ir à Vila de Santa Bárbara durante o mês de agosto, considerado um dos mais secos na região.

Além do destino, São Pedro da Serra (RJ), a região da Amazônia e o cerrado de Goiás também são bons lugares para viajar e admirar os pirilampos. A busca por esses insetos, a princípio, pode parecer estranha, mas quando as luzes se acendem, o encanto começa e toda a viagem vale a pena. Para os aventureiros mais românticos, esse pode ser um ótimo destino turístico e servir como um belo cenário para um encontro bastante diferente.



DESTINOS TURÍSTICOS NO BRASIL