CLIMA DE VIAGEM

Veja onde praticar Stand up

por Redação

Oferecimento

Com águas tranquilas, elas são uma excelente opção para os iniciantes

Remar sobre pranchas virou um esporte da moda e conquistou espaços que, antes, costumavam se restringir ao uso de jet-skis ou apenas ao banho dos visitantes. Em vez de praias, rios e lagos, agora, muitos praticantes de stand up paddle (SUP) têm escolhido represas como alternativa para treinar. E foi graças às elas que a atividade tornou-se possível em lugares que não possuem praia, como o estado de Minas Gerais.



Na região, a dica de viagem é Uberlândia, com a barragem Capim Branco II, cuja paisagem é incrementada pela enorme “Ponte do A”. Além dela, a represa de Miranda e Capim Branco I (conhecida por Pau Furado) também são ótimas indicações, pois oferecem águas tão limpas que é possível até ver os peixes. Como não costuma chover muito na região, o clima não é uma preocupação para os “supistas”, que devem se atentar à autorização necessária para remar em algumas áreas específicas.


Em São Paulo, um dos melhores destinos é a barragem de Guarapiranga, na zona Sul da capital. Bem conhecida, a represa já conta com muitos clubes que oferecem diversos serviços para quem está começando, como aulas, aluguel de pranchas e até guarda-volumes. Ao longo do ano, as temperaturas médias no local ficam entre 17ºC e 23ºC, mas, devido aos ventos, a dica para os iniciantes é chegar antes do meio dia. Outras indicações são as represas Paiva e Castro, Jurumirim e até a Billings, onde o esporte é praticado em áreas não poluídas.


Um pouco mais ao sul do Brasil, no Paraná, a recomendação para o roteiro de viagem é remar nas águas da represa Capivari, em Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba. Mas é preciso ficar atendo ao clima, pois os termômetros costumam marcar, em média, 13ºC durante o inverno, tornando a atividade um pouco menos prazerosa. Outra boa opção no estado é a represa de Passaúba, interligada ao parque (de mesmo nome), que é perfeito para relaxar e curtir as férias no Brasil.




DESTINOS TURÍSTICOS NO BRASIL