CLIMA DE VIAGEM

5 passeios imperdíveis em Paraty

por Redação

Oferecimento

A cidade é uma ótima escolha para quem tem poucos dias de férias, quer relaxar e, ainda assim, se divertir

Situada no estado do Rio de Janeiro, mas bem próxima de São Paulo, a cidade de Paraty é um dos destinos brasileiros que mais atraem turistas do Brasil e de vários cantos do mundo. Seja pelo seu charme de cidade pequena, ou por suas belezas naturais, Paraty vive cheia de visitantes, até porque, viajar barato é uma das possibilidades que a região oferece com suas diversas pousadas e hostels à beira mar.

 

Dentro de Paraty as opções de diversão também são muitas, e o que não pode faltar no roteiro de viagem é o passeio de escuna que sai do movimentado cais da cidade. É a melhor opção para quem deseja economizar e realmente conhecer os segredos locais. A escuna veleja por cerca de cinco horas e passa por diversas praias isoladas, com areias macias, tons surpreendentes de azul e águas límpidas. Ao se aproximar das praias, a escuna é ancorada e os passageiros são convidados a mergulhar em mar aberto, com mais de sete metros de profundidade (dependendo da praia). A experiência exige coragem, mas é única!


Viajar para região e não conhecer Trindade, que fica à cerca de 30 minutos do terminal rodoviário de Paraty, é perder um pouco do que o local tem para oferecer. Quem conhece uma cidade tem que conhecer a outra, já é costume! E muito agradável, pois o primeiro vislumbre da Praia Brava (primeira de Trindade) já desperta a vontade de abandonar a estrada e se jogar no mar.


Mas, resistindo a essa tentação, um pouco mais à frente encontram-se pedras gigantescas da chamada Praia do Meio, escondida por uma rápida trilha, de beleza sem igual e águas mornas. Quem tiver disposição e for a diante, poderá se deleitar com piscinas naturais e ainda conhecer a Praia do Caixa d’aço, que é outra beleza à parte.


Mar, piscina, e o que falta? Cachoeira! Atração que Paraty também tem aos montes. O passeio para conhecê-las geralmente é realizado com Jeeps e também tem a duração de cinco a seis horas, período no qual o turista verá várias cachoeiras e, conforme roteiro da empresa contratada, também poderá passar por alambique e até orquidário. Uma das mais belas cachoeiras da região é a Pedra Branca, onde se chega por meio de uma trilha. Todas as quedas d’ água do passeio são ótimas para banho.


De volta, vale a pena reservar um dia para conhecer melhor o centro histórico da sede da FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty). A cidade é considerada pela UNESCO como"o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso", e ainda conserva ruas de pedra – onde a circulação de carros não é permitida – e muitos casarões coloniais coloridos, que abrigam restaurantes, lojas e até ateliers, onde é possível conhecer muito sobre o artesanato local e aproveitar para comprar as lembrancinhas para os amigos.


Bem próximo ao centro, fica localizada a Praia do Jabaquara, onde está a nossa última recomendação antes de sair da cidade. Com águas totalmente tranquilas e sem ondas, a prática do Stand UpPaddle – esporte onde a pessoa rema (em pé) em cima de uma prancha– é indicada até para aqueles que não sabem nadar, pois o fundo do mar é bem plano e a profundidade é segura. Nessa praia, quem já está adaptado ao SUP consegue remar até a pequena Ilha dos Pássaros, onde também se pode chegar de caiaque.

 

 

 

 

DESTINOS TURÍSTICOS NO BRASIL