CLIMA DE VIAGEM

8 praias exóticas de nudismo no Brasil

por Redação

Oferecimento

Em algumas, usar qualquer tipo de roupa é proibido, mas também há áreas em que

essa prática fica a critério do visitante

 

Viajar e ter a liberdade que se tem em casa é um desejo comum entre muitos turistas que planejam suas férias no Brasil. Mas, para os naturistas, o ideal mesmo é poder passar as férias exatamente como se veio ao mundo. No Brasil, essa experiência pode ser vivida em várias praias espalhadas pela costa, do Norte ao Sul, onde os desinibidos ainda têm a oportunidade de conhecer belíssimos destinos turísticos.

Oficialmente o país possui oito praias naturistas, e três delas estão no estado de Santa Catarina. Na praia da Galheta, em Florianópolis, o nudismo não é obrigatório e, portanto, pode ser uma boa opção para quem deseja experimentar o nu em público pela primeira vez. Se faltar coragem, o turista pode aproveitar o lugar com roupas de banho sem se sentir desconfortável. Deserta e sem infraestrutura, a praia tem mar bravo e é visitada por muitos turistas.


A cerca de 30 km de  Florianópolis, em Palhoça, está a praia Pedras Altas, onde as roupas são proibidas, mas o mar é mais tranquilo e agradável para banho. O local é de difícil acesso, por meio de estrada sem pavimentação. No entanto, possui espaço próprio para camping.


Ainda no litoral catarinense, a terceira dica de viagem para naturistas é a praia do Pinho, em Camboriú. Por ser uma das mais famosas, o ambiente é bem movimentado e procurado por muitos turistas durante o carnaval e o réveillon, ambos comemorados sem trajes. Essa praia também tem camping e uma área para famílias, casais e para homens sozinhos.


No Rio de Janeiro, os melhores destinos para nadar nu são as praias do Olho de Boi e do Abricó. Na primeira, que fica no município de Búzios, é preciso enfrentar uma trilha de meia hora, que requer cuidado. A praia é pequena e pode ser percorrida em 15 minutos, mas o azul do mar compensa e é encantador, cheio de peixes e pedras. Bem preservada, é cercada por costões, que formam um cenário paradisíaco.


Já em Abricó, a única oficial de nudismo em um centro urbano (50 km de distância da capital do Rio), além de naturistas, as águas bravas também atraem surfistas e amantes da pesca de anzol. Lá é possível praticar stand up nu e também frescobol.

Aos que preferem rios ao invés de mar, o roteiro de viagem deve incluir a praia Barra Seca, em Linhares (ES), pois ela dá aos visitantes a oportunidade de tomarem banho de água salgada ou doce, já que o Rio Ipiranga precisa ser atravessado, por balsa, para se chegar até as areias grossas e ao mar agitado da praia. Homens desacompanhados são permitidos no local, mas ficam separados dos casais, a menos que sejam convidados para o outro lado. Com isso, e com a área de camping que tem até energia elétrica, a praia sustenta um clima bem familiar.


O mesmo clima está na praia de Massarandupió, que fica em Entre Rios (BA). Além de ficar em uma área de proteção ambiental, procurada por tartarugas que desovam em suas areias, a praia tem recifes, lindas dunas e coqueirais, que colorem mais ainda a paisagem. O acesso é bem isolado e exige caminhada.


Também no Nordeste, mas dessa vez em Conde (PB), está uma das praias naturistas mais famosas do Brasil, a praia de Tambaba. Com mar tranquilo, de cor azul claro, piscinas naturais de águas mornas, faixa de área curta e falésias com até 20 metros de altura, é um verdadeiro paraíso e tem espaço reservado tanto para quem gosta de andar como veio ao mundo (somente famílias e casais), quanto para quem ainda não criou esse hábito e prefere usar roupas. Homens desacompanhados de mulheres não são permitidos. Tambaba foi a primeira praia oficial de nudismo no Nordeste e leva muita beleza ao guia das 8 praias naturistas oficiais do Brasil.

DESTINOS TURÍSTICOS NO BRASIL