CLIMA DE VIAGEM

As 5 Chapadas mais famosas do Brasil

por Redação

Oferecimento

Destinos são ideias para turistas que procuram refúgios ecológicos e o contato com a natureza


Geralmente localizadas no alto de serras, as chapadas são roteiros de tirar o fôlego daqueles que amam a natureza. E, no Brasil, com sua vasta riqueza ecológica, o passeio por esses destinos guarda belas surpresas para os amantes de ecoturismo e de aventura, já que reúnem espetáculos naturais que proporcionam aos viajantes um intenso e prazeroso contato com o meio ambiente.

Por aqui elas se concentram nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, atraindo centenas de visitantes de todo o país para essas áreas. Esses refúgios ecológicos são verdadeiros sinônimos de paredões de arenito, cânions, lagos cristalinos, cachoeiras e belezas naturais. Ficou curioso? Confira abaixo algumas das chapadas mais famosas do Brasil.


Chapada dos Guimarães

O Parque Nacional da Chapada foi criado com o objetivo de preservar a grande variedade de recursos naturais encontrados na região do Mato Grosso. As temperaturas médias anuais na região variam de 25ºC na Baixada Cuiabana a 21,5ºC nos topos elevados da Chapada. Algumas boas dicas de viagem são a visitação ao Vale do Rio Claro, ao Caminho dos Paredões e à Cachoeira Véu da Noiva, um dos pontos turísticos mais famosos do local. Outro destaque são as cavernas do Aroe Jari e do Kiogo Brado.


Chapada dos Veadeiros

Localizada no Nordeste de Goiás, reúne a maior porção de cerrado contínuo do mundo. A Chapada dos Veadeiros, que foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2001, traz nascentes, dezenas de cachoeiras e muitas atividades ao ar livre, como as caminhadas em trilhas. Além disso, é considerada por muitos um local enigmático, atraindo místicos que acreditam na força das energias cósmicas. A temperatura média anual da região é de 25°C e pode alcançar picos de até  40°C na primavera. Já as mínimas registradas podem chegar aos 10°C, no período noturno, entre os meses de maio, junho e julho.


Chapada Diamantina

Outra opção no Nordeste do Brasil é a Chapada Diamantina. Localizada na Bahia, mostra que o estado preserva uma rica fauna repleta de vegetação, nascentes de águas cristalinas, montanhas, mirantes e cachoeiras. Conhecida por abrir uma das maiores quedas de água do país, possui uma temperatura média amena, variando entre os 22°C e 24°C. O período mais seco, que vai de agosto a outubro, é mais indicado visitar a região, já que, durante o verão, as chuvas são abundantes.


Chapada das Mesas

O Parque Nacional da Chapada das Mesas é uma área de proteção ambiental localizada no centro-sul do Maranhão, próximo à divisa com o estado do Tocantins. O local reúne cenários encantadores e formações rochosas, consideradas verdadeiras esculturas. A temperatura média anual é de 26,1°C, com mínimas variando de 25,2°C em janeiro a 27,8°C em setembro. Já as máximas giram em torno dos 36°C nos meses de julho e agosto. Além das paisagens e das vistas panorâmicas, as cachoeiras do Santuário da Pedra Caída e os poços de águas cristalinas são considerados excelentes locais para banhos.


Chapada do Araripe

Localizada na divisa dos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco, é considerada por muitos uma reserva ecológica, com grutas, sítios arqueológicos, cânions e uma floresta nacional. Além disso, também é um santuário ecológico que abriga algumas espécies de aves regionais e outras em risco de extinção. A Chapada do Araripe possui um clima quente e semiárido com curta estação chuvosa no verão-outono. A temperatura média varia de 18ºC a 25ºC.

DESTINOS TURÍSTICOS NO BRASIL