CLIMA DE VIAGEM

Cinco destinos para curtir as cores do outono

por Redação

Oferecimento

Paisagem, clima e costumes ajudam a definir roteiro turístico em diferentes países

 

O clima no outono é sempre bem marcante, com suas folhas caindo no quintal. O cenário já é conhecido, mas, para aproveitar ao máximo uma das estações mais bonitas e contemplativas do ano, montamos um roteiro turístico com cinco sugestões de cidades pelo mundo que oferecem belezas naturais de encher os olhos para quem quer viajar sozinho ou acompanhado.

 

 

Cidade luz dos amantes, Paris (França) é um destino certeiro para os casais. O outono tem início no mês de setembro e se estende até dezembro, com clima que varia entre os 21°C em setembro e pode chegar à mínima de 1.8°C em dezembro, quando o inverno dá seus primeiros passos e a neve enfeita a cidade. O sol se põe já no meio da tarde, por volta das 16h, convidando os turistas para programas noturnos, como jantares e passeios em museus e teatros.

 

 

Para os que preferem um roteiro nacional, a cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, tem um clima ameno no outono, com início em março variando entre 13.6°C e 26°C, atingindo a mínima de 8°C quando se prepara para o inverno. A cidade gaúcha tem como atrativo as belas pousadas, convidativas tanto para aqueles que pretendem um programa a dois, quanto para os que preferem viajar sozinhos.

 

 

Para os fãs do calor, um dos melhores destinos é a ilha de Georgetown, na Guiana. A máxima do outono, no período de março a junho, é de 29°C com mínima de 24°C. A maresia das praias no entorno da cidade amenizam o calor, dando um clima tropical coroado com um cenário de folhas caídas iluminadas pelo sol.

 

 

Já para os que preferem realizar turismo no Brasil para curtir o calor, o ponto ideal é o Parque Estadual do Jalapão, na região leste do estado de Tocantins. O outono é dividido em duas fases: a chuvosa e a seca. Entre março e abril, a estação chuvosa é a menos atrativa para viagens devido à dificuldade de locomoção nas dunas. Maio e junho são os meses mais indicados para adicionar o destino ao seu roteiro de viagens, pois a seca facilita o turismo e proporciona um cenário de vegetação e piscinas naturais. O clima médio da região é de 30°C, podendo atingir a mínima de 22°C.

 

 

Por fim, um dos lugares turísticos mais indicados para a temporada é a cidade de Tóquio, no Japão. Na região, o outono tem início no mês de setembro, entre os dias 22 e 24, e o país inteiro comemora a data, portanto não se espante se, ao chegar, você dar de cara com um feriado nacional. No período, o clima é mais ameno, variando entre os 13.9°C e 26.5°C entre setembro e outubro. No último bimestre, o frio volta a bater na casa dos 8.5°C (novembro) e 3.6°C (dezembro), com máximas de 16.3°C e 11.9°C, respectivamente.

 

A baixa temporada, entre os meses de março e junho (hemisfério sul) e setembro e dezembro (hemisfério norte), também pode ser um ótimo atrativo para quem pensa em realizar um tour pela Europa, explorar o turismo no Brasil ou conhecer destinos que, normalmente, estão fora do radar turístico.

DESTINOS TURÍSTICOS NO BRASIL