CLIMA DE VIAGEM

Fuja do estresse em hotéis fazenda pelo interior de SP

por Redação

Oferecimento

Além do contato com a natureza, locais possibilitam vivenciar importantes momentos da história


Nos dias mais agitados, quando o estresse atinge o pico máximo, muita gente sonha em se desligar de tudo e ganhar uma chance de aproveitar um belo descanso. E quer um lugar mais calmo e tranquilo para relaxar do que um refúgio no campo? Bem pertinho da cidade grande, no interior de São Paulo, existem diversas opções de hotéis fazenda onde é possível relaxar e, além disso, conhecer um pouco mais da história do Brasil.

O outono e o inverno são épocas ideias para esse tipo de viagem por ser um período com baixa chance de chuva e predomínio de sol favorecendo os passeios ao ar livre. As tardes costumam ser agradáveis e as noites com temperaturas amenas. Mas, é preciso ficar atento com a entrada de massas polares mais fortes, que provocam mudanças bruscas no tempo e deixam as noites frias pelo interior paulista. Agora, é só preparar as malas e fazer uma viagem no tempo!

Hotel Fazenda Boa Vista (Bananal)

Construído por volta de 1780, o local já foi considerado o principal produtor de anil do país, antes de voltar suas atenções para o café, em 1840. Utilizado como cenário para diversas novelas, como Sinhá Moça (2006) e Cabocla, o hotel fazenda Boa Vista, em Bananal é um verdadeiro recanto ao ar livre. Por lá, é possível andar a cavalo ou passear de charrete, aproveitar a piscina, o salão de jogos, a quadra ou o campo com gramado.

 


Fazenda Vila Rica (Itatiba)
A 70 km de São Paulo em Itatiba, a Fazenda Vila Rica foi construída em 1860, no período do ciclo do café Paulista. Todos os cômodos da casa principal seguem a decoração e a arquitetura colonial portuguesa da época. A antiga senzala, por exemplo, se tornou uma sala de jogos com um bar.  O espaço é rodeado por terreiros onde era feita a secagem do grão, por palmeiras imperiais e também possui uma capela colonial, além de estátuas da época.


Fazenda Capoava (Itu)

A 90 km da capital paulista em Itu, a Fazenda Capoava, foi construída por volta de 1750 e apresenta a história da época dos bandeirantes, tanto por meio da culinária quanto pela arquitetura. Para conhecer um pouco de história, o local possui o Espaço Memória Capoava, onde o turista é apresentado a uma exposição com objetos, documentos e obras que contam a história da casa e da região e em épocas passadas.


Fazenda Vargem Grande (Areias)

Construída em 1837, a área pertencia aos barões de café da era de ouro do grão no Estado. Em processo de tombamento pelo Condephaat, ganhou uma restauração no casarão principal e um anexo novo. Todos os espaços são repletos de detalhes do passado. Além da história, vale conferir os jardins projetos por Roberto Burle Marx, uma atração à parte do local. A Fazenda Vargem Grande fica em Areias


Fazenda Morro Azul (Iracemápolis/Limeira)

Outro prédio tombado, a Fazenda Morro Azul tem sua construção datada de 1877. Em forma de palacete, já conquista os visitantes pela entrada, toda decorada com azulejos portugueses e ingleses. Além da bela casa, é possível aproveitar para conhecer os riachos, caminhar em uma floresta de jequitibás e entrar nas salas de banho batizadas como Ruínas das Termas do Imperador, já que o local hospedou o imperador D. Pedro 2º por duas vezes. A Fazenda Morro Azul, localizada entre Iracemápolis e Limeira, é aberta para visitações agendadas e os passeios são sempre acompanhados por guias ou pessoas ligadas à família proprietária.



DESTINOS TURÍSTICOS NO BRASIL