CLIMA DE VIAGEM

Aproveite o inverno para conhecer Embu das Artes e Paranapiacaba

por Redação

Oferecimento

Próximas de São Paulo, essas cidades são os melhores destinos para viagens rápidas


Com a correria paulistana, fica muito difícil conseguir um tempo livre para viajar e conhecer novos lugares. Por isso, as pequenas cidades se tornaram ótimos destinos turísticos para os finais de semana, já que possuem fácil ligação com a capital, permitindo um passeio completo em apenas um dia.

A 30 minutos de São Paulo, Embu das Artes é ótima opção para conhecer em pouco tempo. Como o próprio nome já diz, a região é o ponto de encontro de artistas, principalmente na famosa feira de artesanato com cerca de 800 expositores.

O mercado é o principal atrativo da região, reunindo em média 15 mil turistas a cada final de semana. Os vendedores passam o dia todo comercializando itens variados, como tapetes, bijuterias, móveis, antiguidades e quadros.

Se não quiser passar o dia na área comercial, a dica é visitar o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, com obras confeccionadas por missionários, e o Instituto Portucale, uma coleção particular com 560 peças de cerâmica dos séculos XVIII, XIX e XX.


Outro destino muito procurado para viagens rápidas é Paranapiacaba, um pequeno distrito de Santo André, conhecido pelo sossego e neblina. O principal ponto turístico é a Estação Ferroviária, com um relógio erguido em 1898 que é uma reprodução do Big Bem, icônico cartão-postal de Londres. O vilarejo também é cercado por casas de arquitetura inglesa, deixando o local ainda mais europeu.

 

A cidade fica bem movimentada em julho, quando acontece o Festival de Inverno. São cerca de 100 mil turistas que passam por lá nos finais de semana festivos para aproveitar as atrações musicais e algumas intervenções artísticas.


Como as duas cidades ficam muito perto de São Paulo, a dica é sair cedo para conseguir aproveitar tudo o que oferecem.  Para chegar a Embu das Artes, é só descer na Estação Campo Limpo do metrô e embarcar no ônibus intermunicipal que vai direto ao centro da cidade. Como as temperaturas médias durante o inverno ficam entre 14°C e 15°C, não se esqueça de levar o agasalho!

 

Chegar a Paranapiacaba também é fácil. A prefeitura de São Paulo disponibiliza um expresso turístico que sai aos domingos das estações Luz e Prefeito Celso Daniel, em Santo André, pela manhã, e faz o trajeto de volta no meio da tarde. O vilarejo também é frio durante o inverno, com temperatura média na casa dos 13°C.

DESTINOS TURÍSTICOS NO BRASIL