CLIMA DE VIAGEM

Roteiros tradicionais para curtir as férias de inverno

por Redação

Oferecimento

Cidades brasileiras oferecem belas paisagens, gastronomia e boas compras para os visitantes aproveitarem o melhor da estação

Com as férias de julho batendo à porta, nada melhor do que juntar a família e aproveitar um merecido descanso. Mas qual destino para curtir o inverno? No Brasil, dezenas de cidades são bastante conhecidas por receber visitantes na estação, oferecendo um misto de belas paisagens, gastronomia e boas compras.

No interior de São Paulo, por exemplo, Campos de Jordão e Santo Antonio do Pinhal, são duas das mais procuradas durante todo o período. Em comum, além do frio, os municípios oferecem incríveis vistas para as montanhas que cercam a região, além de pousadas aconchegantes. Porém, enquanto Campos é agitada, com o Festival de Inverno como atrativo principal durante a temporada, Santo Antonio do Pinhal é mais tranquila, com características típicas do campo. Ambas têm uma temperatura média de aproximadamente 11°C no inverno, então, é indispensável agasalhos, toucas e luvas na mala de viagem.

 

 

Já em Minas Gerais, é Monte Verde que chama a atenção, sendo bastante visitada por aqueles que buscam tranquilidade e uma gastronomia típica, com doces e diferentes tipos de queijo. Com uma temperatura média de 10°C durante as férias de inverno, atividades radicais como tirolesa e até paintball servem para esquentar o corpo.

 

No Rio de Janeiro, as cidades vizinhas Petrópolis e Teresópolis também fazem parte do roteiro tradicional de inverno. Enquanto a primeira é conhecida por badalações e luxuosos bares e restaurantes, a segunda possui um movimento mais tranquilo, com uma grande oferta de pousadas aconchegantes.


Próxima aos dois municípios está Nova Friburgo, que tem como atração principal o passeio no Parque dos Três Picos, onde é possível ver montanhas verdes e suas ranhuras. No inverno, a temperatura média das três cidades gira em torno dos 15°C. Por isso, não esqueça de se proteger do frio.


Ainda no Rio de Janeiro, a cidade de Penedo é uma ótima escolha para as férias no Brasil. Com arquitetura e gastronomia influenciadas pelos finlandeses, tem como principal atrativo o Museu Eva Hilden, que conta a história desse povo e sua chegada ao país. No centro do município, bares, restaurantes, lojas de decoração e artesanato encantam e entretêm os visitantes. A temperatura mínima por lá pode chegar aos 10°C.


Em Santa Teresa, no Espírito Santo, foram os colonos italianos e alemães que deixaram sua herança. As tradições ficam evidentes na produção caseira de doces, licores, cachaças e vinhos, ideais para as refeições de inverno, quando a temperatura mínima chega a 13°C na região.

 

 

DESTINOS TURÍSTICOS NO BRASIL