CLIMA DE VIAGEM

Os encantos das serras do Sul

por Redação

Oferecimento

Conheça os destinos turísticos mais interessantes da região para explorar durante o inverno


Com belezas naturais de tirar o fôlego, as pequenas cidades serranas da região Sul do país oferecem diversas atividades para aproveitar o clima frio do inverno. Além de pontos turísticos como montanhas e cachoeiras, esses destinos possuem também ótimas opções gastronômicas e até contemplam os turistas com a presença de neve em alguns dias. Confira algumas sugestões que a Climatempo reuniu para você preparar seu roteiro de viagem:



Serra Gaúcha (RS)

A região montanhosa do Rio Grande do Sul garante dias incríveis e com muitas atividades. Com temperatura média na casa dos 13ºC durante o inverno, uma das paradas obrigatórias é Bento Gonçalves. A principal região produtora de uvas e vinhos do Brasil oferece vários pontos de degustação no Vale dos Vinhedos. Além disso, possui forte influência italiana, com restaurantes que oferecem o melhor da gastronomia.

Outro destino bastante procurado na região é Canela, uma cidade com temperatura média de 12ºC no mês de julho. Além de possuir belas atrações naturais, como a Cascata do Caracol, há também o Mundo a Vapor, um parque temático com réplicas de máquinas a vapor em tamanho real e miniaturas.


Serra Catarinense (SC)

Localizada a apenas duas horas do litoral, essa serra possui paisagens incríveis, com rios, cachoeiras, vales e cânions. A região também é uma das mais frias do país, com neve garantida em quase todos os invernos. Urubici, uma das cidades mais procuradas pelos turistas, possui temperaturas que ficam facilmente abaixo dos 13°C nessa época do ano. Lá, a principal atração é o Morro da Igreja, com uma visão panorâmica incrível.

São Joaquim é outro destino interessante. Mesmo com temperatura média de 10ºC durante o mês de junho, em alguns dias pode esfriar muito, causando a presença de neve. Além de provar vinhos catarinenses, você pode conhecer a Igreja Matriz de São Joaquim, uma construção com belos vitrais e sinos trazidos da Alemanha.


Serra Paranaense (PR)

No Paraná, um dos municípios mais recomendados é Balsa Nova, onde a temperatura média no inverno fica entre 12ºC e 14°C. Na cidade, a dica é se hospedar em pousadas, com belos campos e bosques, e sair para conhecer a Cachoeira do Rio das Mortes e o Cânion da Faxina.


Para aproveitar as lindas paisagens e deliciosos pratos, a dica é viajar de carro e parar em algumas cidades durante o caminho, para conhecer ainda mais a região. Aventure-se!

 

DESTINOS TURÍSTICOS NO BRASIL