CLIMA DE VIAGEM

Venha conhecer as paisagens surpreendentes da Patagônia

por Redação

Com uma mistura de paisagens incríveis, destino é recomendado tanto para quem quer aventura, quanto para quem busca descanso

 

 

 

Antes de viajar para o extremo da América do Sul e conhecer as belezas naturais da região, é preciso tomar uma decisão importante: escolher entre a Patagônia chilena e a argentina. Para ajudar, considere os atrativos das duas opções e a época do ano em que a viagem será feita, pois as estações podem ser determinantes para alguns passeios.

Em ambos os países, a dica é programar o roteiro de viagem para os meses entre novembro e março, quando as temperaturas estão mais agradáveis e os dias demoram mais para escurecer. No inverno, que vai de junho até setembro, a paisagem ganha a beleza da neve, mas, em compensação, os dias acabam mais cedo, por volta das 18h. Devido às condições do clima de julho e agosto, que podem impossibilitar alguns passeios, há poucos turistas que visitam a região nessa época, que se torna o momento ideal para quem gosta de sossego e não se incomoda com o frio.

Quanto às atrações de cada local, pode se dizer que, do lado argentino, o destino turístico oferece belezas como as do “fim do mundo”, como é conhecida Ushuaia. Da cidade, é possível ir até a isolada Antártida, ao Canal de Beagle, ao Farol do Fim do Mundo e ainda contemplar florestas, pântanos, lagos, montanhas, e incríveis colônias de pinguins.


No entanto, quem não quiser ou puder ir tão longe, pode curtir a vila Chalten, a capital argentina do trekking, que é muito recomendada para caminhadas e trilhas guiadas (de diversos níveis). Para chegar lá, o turista pode passar pela famosa Ruta 40 e, chegando na vila, tem as opções de fazer canoagem, cavalgadas, mountain bike, e até pescar, tudo com uma temperatura entre 15ºC e 20ºC durante o verão.

 

Ainda do lado argentino, as glaciares milenares também merecem atenção e, portanto, vale a pena gastar mais uns dias de viagem para visitar El Calafate, a cidade mais próxima do Parque Nacional Los Glaciares, e aproveitar para conhecer a famosa Perito Moreno ou fazer o tour de barco chamado Todo Glaciares. E quem gostar de animais, a dica de viagem é a Península Valdés, que representa bem a rica fauna marinha dessa região da Argentina.


Já no caso do Chile, que concentra a área mais isolada da Patagônia, o cenário muda um pouco, mas não deixa de ser lindo. A atração imperdível do local é Torres del Paine, um parque nacional cheio de montanhas, bosques, cascatas, fiordes (vales rochosos que cercam o mar) e até campos de flores. Entre setembro e novembro é uma das épocas mais bonitas para visitar o parque, que também é um excelente lugar para praticar esportes radicais, como trekkings, canoagem ou passeios de bike.


A Patagônia chilena abriga também geleiras que impressionam, e ainda tem vulcões com topos nevados e lagos com cores incríveis, que podem ser observados juntos na famosa região dos Lagos Andinos, onde está o Vulcão Osorno, que já é símbolo do lugar. Se quiser fugir da alta temporada, faça a viagem entre janeiro e abril, quando as temperaturas ficam entre 15ºC e 25ºC.


Seja no isolamento do Chile, ou na mais urbanizada Argentina, diversão e beleza não vão faltar na Patagônia, basta escolher a que mais te agrada e, boa viagem!