Destaques

+ aumentar e diminuir fonte -
Muitas nuvens em Vitória (ES)
27 de abril de 2015

Ventos marítimos constantes associados à recente passagem de uma frente fria proporcionam uma tarde com formação de muita nebulosidade e de temperatura agradável em Vitória nesta segunda-feira. No momento os termômetros registram 26 graus no aeroporto de Goiabeiras.

Nuvens em forma de lombadas
27 de abril de 2015

Uma imagem do satélite meteorológico AQUA chamou a atenção dos meteorologistas da Climatempo. Uma formação bastante curiosa pode ser observada. Trata-se de corredores de nebulosidade seguidos por vãos sem a presença de nuvens, parecendo várias “lombadas” ou “quebra-molas” utilizado que são recursos utilizados nas estradas para a redução de velocidade dos automóveis.

Satélite AQUA/NASA - Patagônia/Terra do Fogo em 26/04/2015

Esse tipo de formação é observado durante a ocorrência das chamadas ondas de gravidade, nas quais ocorrem a ascensão e descendência do ar, que significa o ar subir e descer respectivamente.

Com o aquecimento do ar, este tende a subir da superfície para altitudes mais elevadas. O ar da superfície tem vapor d’água que começa a condensar durante a subida uma vez que a temperatura começa a cair. Dessa forma há a formação de nebulosidade, só que nas áreas laterais da nebulosidade o ar desce das camadas mais altas para as camadas mais baixas, e este processo traz um ar mais seco o que inibe a formação de nuvens.

Esse processo ocorre diversas vezes e por isso há esse aspecto da formação de “corredores” nebulosidade, ou “lombadas”. Em alguns casos há inclusive a formação de chuva neste processo, nas áreas onde há nuvens.

E se as lombadas ou quebra-molas afetam os carros, esse tipo de nuvens afeta diretamente a aviação. Neste processo de formação há a presença de turbulência que não provoca acidentes, mas causa tremores na aeronave.

Chuva em Mossoró (RN)
27 de abril de 2015

Áreas de instabilidade facilitam e formação de muitas nuvens que provocam chuva fraca neste momento em Mossoró. A temperatura está na casa dos 33 graus.

Chuva moderada em Alta Floresta (MT)
27 de abril de 2015

Áreas de instabilidade espalham nuvens carregadas que provocam chuva moderada neste momento na cidade de Alta Floresta. A temperatura está na casa dos 31 graus.

Chuva e trovoadas em Goiânia (GO)
27 de abril de 2015

Áreas de instabilidade facilitam a formação de nuvens carregadas que provocam chuva com trovoadas neste momento em Goiânia. A temperatura está na casa dos 28 graus.

Tempo aberto em Porto Alegre (RS)
27 de abril de 2015

Um ar mais seco deixa a tarde com tempo aberto e firme na Grande Porto Alegre. A temperatura está na casa dos 25 graus na cidade.

Salvador: Risco de deslizamento ainda é alto
27 de abril de 2015

A chuva ocorre desde o fim de semana em Salvador, com os grandes volumes acumulados a Defesa Civil local já começa a fazer a contagem do número de solicitações devido ao acúmulo de água.

Segundo informações da Defesa Civil, até às 14h da segunda-feira (27) já havia um total de 114 solicitações, dentre eles 62 por deslizamentos de terra.

As imagens do satélite meteorológico mostram a presença de grandes nuvens que são capazes de provocar temporais.

Clique na imagem e confira as imagens de satélite para todo o Brasil

As áreas de instabilidade foram reforçadas devido a presença de uma frente fria. A chuva ocorre de forma persistente ao longo do dia, o que pode aumentar os números de alagamentos e deslizamentos de terra.

 

Mais chuva ao longo da semana

A semana ainda terá mais chuva sobre áreas do Recôncavo Baiano inclusive há o risco de novos alagamentos e deslizamentos de terra em Salvador decorrente dos volumes acumulados de chuva. Como a chuva cai a qualquer momento e persiste ao longo do dia a tendência é grandes volumes acumulados.

A chuva será reforçada devido a presença de uma nova frente fria que vai chegar à costa baiana.

Temperatura amena em Curitiba (PR)
27 de abril de 2015

A temperatura segue amena em Curitiba nesta tarde. Segundo registro do aeroporto Afonso Pena faz 22 graus no momento.

Sol e calor em Teresina (PI)
27 de abril de 2015

Tarde de sol e calor em Teresina, com temperatura no momento em torno dos 34 graus.

Chuva forte em Belém (PA)
27 de abril de 2015

Áreas de instabilidade facilitam a formação de nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva moderadas a fortes com trovoadas e rajadas de vento neste momento em Belém. A temperatura está na casa dos 25 graus.