Destaques

+ aumentar e diminuir fonte -
Deu frio!? 5 opções de pratos ajudam a aquecer
29 de maio de 2015

No outono e no inverno sempre buscamos maneiras de amenizar o frio, seja em nossa alimentação, na moda ou em casa. Já é sabido que nosso organismo “pede” alimentos calóricos no frio, porém, nem toda a refeição precisa ser tão pesada ou gordurosa.

Abaixo listamos algumas opções de pratos e receitas para você encarar o frio, mas sem deixar de lado o prazer de saborear uma bela refeição.

1 – Sopas e cremes: são feitos, normalmente, à base de batata, mandioca ou mandioquinha, por isso apresentam aspecto mais denso do que os caldos ou uma canja. Tenha preferência por uma mistura de legumes e não abuse do pão e do queijo. Pense também em uma sopa de feijão ou um caldo verde bem quente.


2 – Fondue:
prato que surgiu na Suíça para combater o frio dos Alpes, com base em uma cremosa mistura de queijos, normalmente, Gruyère e Emmental. Atualmente existem diversas variações do prato, em versões salgadas – carne, frango e peixes, por exemplo – e doces, como os de chocolate, chocolate branco e doce de leite.

 3 – Filé à Parmegiana – um prato clássico, tradicional, delicioso e sem erro na hora de esquentar o estômago e a alma. A maravilhosa combinação entre molho de tomate fumegante e queijo mussarela derretido é infalível, ainda mais acompanhado de um belo contra-filé (ou filé mignon) com batatas fritas.


4 – Polpettone:
um bolo de carne moída recheada com mussarela e empanado com farinha de rosca especial coberto com molho de tomates frescos e queijo parmesão ralado. Normalmente usa-se filé mignon ou alcatra para o preparo do bolo de carne moída. Um prato consistente, completo e une ingredientes que aquecem nosso corpo e alma.


5 – Okinawa Sobá: um tipo de sopa japonesa com Sobá, um macarrão feito com farinha de trigo sarraceno de formato mais grosso que o tradicional lámen. A massa é servida com caldo quente de carne de porco, na maioria das vezes, e condimentos. O Sobá ainda vem acompanhado de ovo cozido (ou tiras de omelete), gengibre curtido ralado, cebolinha e pedaços de carne ou costelinhas de porco, em uma versão mais brasileira.

Frio bate recorde em Campo Grande (MS) e em Cuiabá (MT)
29 de maio de 2015

Uma nova massa de ar polar se espalha sobre o centro-sul do Brasil e faz a temperatura baixar também em áreas da Região Centro-Oeste. O ar frio atingiu com mais força o sul de Mato Grosso do Sul, onde a temperatura ficou abaixo dos 10°C ao amanhecer desta sexta-feira. Em Amambaí, a temperatura chegou aos 7,5°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

 

A madrugada desta sexta-feira, 29 de maio, foi a mais fria do ano até agora nas capitais Cuiabá e Campo Grande.

Em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura mínima de 11,8°C. O recorde anterior de menor temperatura de 2015 era de 12,6ºC no dia 13 de maio.

 

Em Cuiabá, capital de Mato Grosso, o Inmet registrou uma temperatura mínima de 19,7°C. O recorde anterior de menor temperatura de 2015 era de 19,9ºC no dia 13 de maio.

O ar polar já começa a se afastar do Centro-Oeste no fim de semana a tendência é de elevação da temperatura. A chegada de novas áreas de instabilidade vai trazer aumento de nebulosidade e chuva para a o Mato Grosso do Sul.

Tempo chuvoso em Macaé (RJ)
29 de maio de 2015

Áreas de instabilidade provocam chuva em Macaé. A chuva agora é fraca e a temperatura é de 21°C.

Madrugada de sábado deve ser a mais fria do ano em SP
29 de maio de 2015

Temperatura abaixo dos 10°C no interior de SP

A nova massa de ar polar que se espalha sobre o centro-sul do Brasil trouxe o frio de volta também para o Estado de São Paulo. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a sexta-feira amanheceu com temperatura igual ou menor do que 15°C em praticamente todas as regiões paulistas.

Na cidade de São Paulo, a temperatura mínima foi de 15,3°C no Mirante de Santana, na zona norte. Mas o frio foi mais intenso no centro-oeste e no sul do Estado, onde a temperatura ficou até abaixo dos 10°C.

Confira as menores temperaturas pela medição automática do Inmet:

Rancharia e Campos dos Jordão: 8,2°C

Barra do Turvo: 11,4°C

Presidente Prudente: 11,9°C

Ituverava: 12,1°C

Valparaíso: 12,5°C

 

Madrugada de sábado pode ser a mais fria do ano em SP

O centro desta massa de ar polar que influencia São Paulo passa sobre o Sul do Brasil no fim de semana e o ar frio vai chegar com mais força sobre São Paulo. A diminuição da nebulosidade já na noite desta sexta-feira vai fazer com que o ar fique ainda mais frio.

O frio aumenta no fim de semana e a madrugada do sábado poderá ser a mais fria do ano na maioria das regiões de São Paulo. Muitas regiões pelo interior vão amanhecer com temperatura até abaixo dos 10°C.

A capital paulista deve ter novo recorde de frio. Por enquanto, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura na capital paulista este ano foi de 13,2°C em 16 de maio.

 

Sol e chuva no fim de semana

O fim de semana dos paulistas começa com sol e frio, mas termina com frio e chuva. A chegada de novas áreas de instabilidade vai espalhar uma grande quantidade de nuvens sobre São Paulo já na manhã do domingo. Pode começar a chover logo de manhã também na região da Grande São Paulo.

 

Sabe por que as noites sem nuvens são mais frias?

Sua rinite já atacou neste outono?

Ainda dá tempo para vacinar contra a gripe!

 

Sol e calor em Natal (RN)
29 de maio de 2015

O sol está aparecendo forte no Rio Grande do Norte e a temperatura está alta. Agora faz 30ºC em Natal.

Manhã fria em Presidente Prudente (SP)
29 de maio de 2015

Apensar do sol em Presidente Prudente, faz frio nesta manhã. A temperatura agora é de apenas 14°C.

Chuva e vento moderados em Ipatinga (MG)
29 de maio de 2015

Áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão atmosférica estão passando pelo leste de Minas Gerais. Agora está chovendo com moderada intensidade em Ipatinga e as rajadas de vento estão chegando a 50 km/h, segundo informações do aeroporto local. A visibilidade está reduzida a 300 metros apenas e agora faz 20ºC.

Chuva forte em São Pedro da Aldeia (RJ)
29 de maio de 2015

Áreas de instabilidade provocam chuva forte em São Pedro da Aldeia. A temperatura agora é de 20°C.

Tempo chuvoso em Belo Horizonte (MG)
29 de maio de 2015

Áreas de instabilidade provocam chuva em Belo Horizonte. A chuva agora é fraca e a temperatura é de 16°C.

Sol e calor em Palmas (TO)
29 de maio de 2015

O sol está brilhando forte no Tocantins nesta sexta-feira e a temperatura está em rápida elevação. Agora faz 28ºC em Palmas.