Destaques

+ aumentar e diminuir fonte -
Tempo firme em Fortaleza (CE)
1 de novembro de 2014

O ar seco que cobre o Ceará deixa o tempo firme em todo o Estado. Em Fortaleza os termômetros marcam 26 graus na região do aeroporto local.

Fim de semana com calor e pancadas de chuva em SP
1 de novembro de 2014

A temperatura seguiu bastante elevada em São Paulo nesta sexta-feira. Na região do Mirante de Santana, na zona norte paulistana, os termômetros chegaram a 34,1 graus. E esse forte calor fez com que algumas nuvens se formassem a partir do meio da tarde. À noite, houve inclusive registro de pancadas de chuva de até moderada intensidade tanto na zona sul como também em áreas centrais e do norte da cidade de São Paulo. No final de semana, as condições para pancadas de chuva vão continuar em todo o Estado. A umidade segue chegando do interior do país para o Estado de São Paulo e as nuvens ficam mais carregadas principalmente durante as tardes, quando inclusive pode chover forte. Na região metropolitana também não se descarta chuva forte tanto no sábado como também no domingo. Mesmo assim, o sol vai aparecer forte e o calor persiste. Na segunda e na terça-feira, a expectativa ainda é para pancadas de chuva principalmente durante as tardes e início de noites. Na quarta-feira, a nebulosidade vai aumentar mais cedo e a chuva já pode ocorrer no período da manhã. O risco é grande para temporais em todo o Estado com a aproximação de uma frente fria. Veja como foi o mês de Outubro em São Paulo.

Chuva em Navegantes (SC)
1 de novembro de 2014

Nuvens carregadas avançam sobre o leste catarinense e provocam chuva fraca em Navegantes, onde faz 23 graus.

Chuva em São Carlos (SP)
31 de outubro de 2014

Nuvens carregadas avançam sobre o interior paulista. Chove fraco a moderado em São Carlos e também em localidades próximas.

Chuva em Brasília (DF)
31 de outubro de 2014

Nuvens carregadas avançam sobre o Distrito Federal e provocam chuva fraca em Brasília, onde faz 22 graus.

Chuva na capital paulista
31 de outubro de 2014

Por causa do forte calor, nuvens carregadas se formaram sobre a capital paulista. Chove moderado na região do aeroporto de Congonhas, na zona sul e também na região do Campo de Marte, na zona norte paulistana. Faz 23 graus.

Chuva fraca no RJ
31 de outubro de 2014

Algumas nuvens ainda cobrem a capital fluminense nesta noite de sexta-feira. Chove fraco na região do aeroporto Santos Dumont e faz 28 graus.

Chuva em Sorocaba (SP)
31 de outubro de 2014

Radar meteorológico da aeronáutica mostra uma área de chuva fraca a moderada na região de Sorocaba nesta noite de sexta-feira. Na capital, chove fraco em alguns pontos da cidade, como na região do aeroporto de Congonhas, onde faz 23 graus.

Temporais de norte a sul do Brasil
31 de outubro de 2014

Outubro deu ao Brasil calor demais e ficou devendo chuva em grande parte do país. Na primeira quinzena, a chuva cai volumosa sobre o Rio Grande do Sul, que provocou um novo pico de cheia do rio Uruguai. De forma atípica, choveu muito na costa leste do Nordeste. Na última semana do mês, a chuva forte e frequente sobre o norte de Minas Gerais e sobre o Espírito Santo fizeram com que estas áreas terminassem o mês com chuva acima da média.

Mas para a grande maioria dos país, a chuva de outubro foi muito abaixo do normal. No mapa de anomalia de chuva (diferença em relação à média) os tons de marrom indicam chuva abaixo do nromal.

 

Novembro começa com o Brasil mais úmido e quente. O forte sistema de alta pressão atmosférica que impediu a distribuição de umidade sobre o país por vários em outubro e também bloqueou as frentes frias já perdeu força sobre o Brasil.

A maior disponibilidade de umidade no ar e o calor são os ingredientes básicos para a formação de grandes nuvens que provocam os temporais típicos de dias quentes da primavera e do verão. É o que os meteorologistas chamam de chuva convectiva.

 

Estas intensas pancadas de chuva ocorreram nos últimos dias de Norte a Sul do Brasil, vindas das nuvens cumulonimbus que além da chuva forte provocam também raios, ventania e granizo.

 

 

Alguns exemplos do que foi observado na sexta-feira, 31 de outubro: em apenas 1 hora, nuvens muito carregadas que cresceram no sudoeste do Amazonas provocaram 35,6 mm na região de Boca do Acre. Em Sonora, em Mato Grosso do Sul choveu quase 28 mm entre 14h e 15h horas local.

 

 

Grandes nuvens voltaram a crescem sobre o Rio de Janeiro e provocaram granizo e chuva forte em algumas áreas da cidade. Na região serrana fluminense chove 29 mm em 1 hora sobre o Parque Nacional de Teresópolis, Em Campos do Jordão, em São Paulo, foram 24 mm entre 15h e 16h.

 

 

O primeiro fim de semana de novembro é marcado por áreas de instabilidade que vão espalhar nuvens de chuva por quase todo o país. O sol também estará presente, mas muitas destas nuvens poderão provocar chuva forte.

Radar RJ
31 de outubro de 2014

As áreas de instabilidade já estão enfraquecendo nesta noite de sexta-feira. O radar meteorológico Alerta Rio – Prefeitura do Rio de Janeiro mostra apenas pequenos núcleos de chuva próximos à orla entre Niterói e Maricá e em trechos do Médio Paraíba.