Destaques

+ aumentar e diminuir fonte -
São Paulo tem março mais chuvoso em 9 anos
31 de março de 2015

São Paulo teve vários temporais em março, especialmente na primeira quinzena do mês, e muitos deles ocorreram também na zona norte da cidade. As medições do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana, que fica na zona norte da capital, indicaram 332,7 mm de chuva acumulados nos 31 dias de março. A média normal de chuva para março é de aproximadamente  160 mm.

Com esta quantidade de chuva, março de 2015 termina como sendo o março mais chuvoso na cidade de São Paulo desde 2006, quando choveu aproximadamente 608 mm na região do Mirante no mês de março. O volume de chuva de março de 2006 é até agora a maior quantidade de chuva registrada em um único mês no Mirante desde 1943, quando começaram as medições regulares neste local.

O volume de chuva acumulado em março de 2015 é o mais elevado para um único mês na região do Mirante, desde dezembro de 2012 quando choveu 401,9 mm.

 

No ranking dos marços mais chuvoso em São Paulo, março de 2015  ficou em quarto lugar, segundo dados dos Inmet.

 

Você sabe como se mede a chuva?

Semana segue com pouca chuva

Áreas de instabilidade enfraquecem sobre o Estado de São Paulo até o fim da semana com a entrada de ar seco de origem polar. As condições para chuva diminuem até a sexta-feira,  mas voltam a aumentar também na Grande São Paulo no fim de semana.

A temperatura na Grande São Paulo não fica muito elevada por causa do excesso de nuvens e da entrada de ar polar.

Será que vai chover o esfriar na Páscoa?

Vento forte em Campo Grande (MS)
31 de março de 2015

Áreas de instabilidade espalham nuvens carregadas sobre Mato Grosso do Sul. Às 17h (horário de Brasília), o aeroporto em Campo Grande registrou trovoadas e rajada de vento de 61 Km/h. A temperatura era de 22°C.

Super tufão Maysak pode provocar tragédia nas Filipinas
31 de março de 2015

O tufão Maysak se intensificou no período das últimas 24 horas. Segundo informações da Agência Meteorológica Japonesa (JMA – sigla em inglês) o centro de baixa pressão atmosférica é estimado em 905hPa, os ventos médios sustentados são de 215 km/h, as rajadas máximas chegam aos 306 km/h, o que o classifica como um sistema violento.

Imagem do satélite MODIS da NASA

Nas imagens do satélite meteorológico os tons mais escuros próximos ao centro indicam a presença de grandes nuvens do tipo Cumulonimbus (Cb) que são capazes de provocar temporais.

Ao longo das próximas 36 horas o sistema deve atingir as Filipinas um pouco enfraquecido, mas ainda com potencial para destruição por meio dos temporais e da ventania.

O meteorologista César Soares comentou sobre o sistema no Climatempo News. Confira!

Vai chover na Páscoa?
31 de março de 2015

Já está se preparando para o feriado prolongado da Páscoa? Em algumas Regiões do Brasil o sol vai predominar e os dias serão bem aproveitáveis. Em outras Regiões a previsão indica chuva. Confira a tendência do tempo para todo o Brasil no bate papo com Maira Di Giamo e a meteorologista Fabiana Weykamp.

Veja também:

Chuva BR 15 dias: Início de abril com pouca chuva no centro-sul

Volume de chuva para o Brasil nos próximos 7 dias
31 de março de 2015

por Lívia Fernanda

O lago do reservatório da usina hidrelétrica de Furnas banha 34 municípios do sul de Minas Gerais e atualmente está com apenas 20% do volume útil de armazenamento. Isso tem prejudicado a produção de peixes, como exemplo a Tilápia. Segundo a associação dos municípios banhados pelo lago de Furnas, cerca de 350 criadores já abandonaram a atividade por causa do baixo nível da água. Confira qual será a tendência do acumulado de chuva para os próximos 7 dias em todo o Brasil.

Chuva moderada em Belém (PA)
31 de março de 2015

O calor e a alta umidade do ar formam nuvens carregadas sobre o Pará. Às 16h (horário de Brasília), o aeroporto em Belém registrou chuva moderada e temperatura de 26°C.

Chuva fraca no Rio de Janeiro (RJ)
31 de março de 2015

O calor e a passagem de uma frente fria pelo oceano formam algumas nuvens carregadas sobre o Rio de Janeiro. Às 16h, a base aérea de Santa Cruz na capital registrou chuva fraca e temperatura de 26°C.

Muitas nuvens e temperatura amena em Porto Alegre (RS)
31 de março de 2015

Tarde com predomínio de muitas nuvens e temperatura amena na Grande Porto Alegre. Às 15h, o aeroporto Salgado Filho registrava 26°C.

Sol e calor em Natal (RN)
31 de março de 2015

Tarde de sol forte e calor no litoral potiguar. Às 15h, o aeroporto em Natal registrava 31°C.

Chuva e trovoadas em Juiz de Fora (MG)
31 de março de 2015

A passagem de uma frente fria na costa do Sudeste forma nuvens carregadas sobre a zona da mata mineira. Às 15h, o aeroporto em Juiz de Fora registrou chuva moderada com trovoadas e temperatura de 23°C.