Cidade de São Paulo teve a madrugada mais fria em quase 2 meses

+ aumentar e diminuir fonte -

Cidade de São Paulo teve a madrugada mais fria em quase 2 meses

A queda da temperatura na capital paulista fez muita gente dormir de cobertor e sair de casa com um agasalho, nas vésperas do verão. E com razão. A temperatura ao amanhecer desta segunda-feira variava entre 15ºC e 17ºC. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, na zona norte da cidade, a temperatura mínima chegou aos 15,7ºC no Mirante de Santana. Foi o menor valor em quase 2 meses. Mas o paulistano sentiu um friozinho parecido com o desta segunda-feira no dia 5 de dezembro, quando a temperatura mínima foi de 16ºC. Antes disso, só dia 18 de outubro quando o termômetro baixou para 15,3ºC no Mirante de Santana.

O paulistano teve que mudar o tipo de roupa no fim de semana, por conta da virada do tempo. No sábado, a sensação de abafamento predominou quase o dia todo. Mas quando a chuva começou a ficar persistente, a temperatura só caiu. A sensação de frio aumentou no domingo, quando o vento frio polar entrou na cidade. Tecnicamente, a queda acentuada da temperatura foi provocada por uma massa polar moderada que alcançou o centro-sul do Brasil. Foi o segundo sistema com esta intensidade que chegou ao país.

A passagem destas duas massas polares já está fazendo diferença na temperatura de dezembro também na cidade de São Paulo, depois do novembro mais quente desde 1943. No Mirante de Santana, a média das temperaturas mínimas registradas este mês ainda está quase 1 grau e meio acima do normal. A primeira quinzena de novembro fechou com quase 4 graus acima do padrão, tendência que se manteve até o fim do mês.

As tardes de dezembro dos paulistanos não estão sendo tão abafadas e quentes como aconteceu em novembro. Nos primeiros 13 dias de dezembro, a média das temperaturas máximas no Mirante de Santana ficou em torno de 26,1º, meio grau abaixo do normal. Em novembro, o calor sentido pelos paulistanos foi 4 graus acima do normal.

Embora com moderada intensidade, o ar polar já está indo embora. A madrugada desta terça-feira ainda será com um friozinho, mas a tarde já será mais quente. A semana vai terminar abafada e com mais pancadas de chuva.


Tags: , ,


Esse post foi publicado de segunda-feira, 14 de dezembro de 2009 às 12:05, e arquivado em São Paulo.
Última modificação: segunda-feira, 14 de dezembro de 2009 às 12:05

Você pode acompanhar os comentários desse post através do feed RSS 2.0. Você pode comentar ou mandar um trackback do seu site pra cá.

3 comentários para “Cidade de São Paulo teve a madrugada mais fria em quase 2 meses”

  1. Renato disse:

    Depois vem falar de “aquecimento global”
    ano passado fez frio até em Janeiro, esse ano faltanto menos de 10 dias para o ínicio do verão, fazendo frio…..

    Apesar do el niño em intensidade moderada, pelo visto a PDO negativa deve estar tendo alguma influência no clima ainda….

  2. joao paulo roberto disse:

    0 que eh PDO?

  3. Josélia Pegorim disse:

    Olá João Paulo. PDO é a sigla para Pacific Decadal Oscillation (oscilação decadal do Pacífico). É uma terminologia bastante usada nas análises climáticas e representa um padrão cíclico, de 10 anos, do fenômeno El Nino.

Deixe um comentário

Digite o código

HOME | BRASIL | NOTÍCIAS | VÍDEOS | GLOSSÁRIO
Mapa do site | Fale conosco | Política de privacidade | Trabalhe na Climatempo | Anuncie
Copyright 2011 - Climatempo. Todos os direitos reservados. Otimização de sites by SEO Marketing