Mais vento no litoral do Sul e do Sudeste

+ aumentar e diminuir fonte -

No último domingo, a costa do Sudeste do Brasil foi varrida por ventos fortes. No litoral de São Paulo, o vento chegou a 64 km/h na Ilha da Moela, a menos de 3 km do Guarujá. Na cidade do Rio de Janeiro, forte de Copacabana, na cidade do Rio de janeiro, o vento chegou a 77 km/h. Na região da Marambaia, a velocidade do vento chegou aos 72 km/h. O aeroporto Santos Dumont, na zona central da cidade do Rio de Janeiro, passou toda a tarde do domingo com rajadas que variaram de 40 a 44 km/h

Na região dos Lagos, no litoral fluminense, o vento foi ainda mais forte. No aeroporto de São Pedro D´Aldeia, entre 9 horas da manhã e 5 horas da tarde do domingo, foram observadas rajadas entre 55 km/h e 65 km/h. Em Vitória, capital do Espírito Santo, o vento chegou a 43 km/h.

Em todos os casos, o vento era frio, da direção sudoeste, e foram provocados pela forte massa polar que estava entrando na Região Sudeste. Por conta do vento forte, o mar ficou agitado e as ondas aumentaram para até 2 metros em algumas praias do Rio de Janeiro.

Nesta terça-feira, o mar baixa e o vento fica fraco a moderado na costa do Sudeste, mas o litoral da Região Sul poderá ter ventania. O motivo é o mesmo do domingo: outra forte massa polar avançando para o centro-sul do Brasil. No litoral da Região Sudeste, os ventos voltam a soprar fortes durante a quarta-feira. Tanto no Sul como no Sudeste, as rajadas mais fortes podem novamente se aproximar dos 80 km/h.

Ventos_14-JUL-2009_SD

Toda a massa polar é um centro de alta pressão atmosférica. Tecnicamente, quanto mais distante se está deste centro, maior a intensidade do vento. Na situação desta semana, o centro polar encontra-se sobre o interior da Argentina e o vento fica mais forte no litoral da Região Sul do Brasil nesta terça-feira. O centro de alta pressão polar avança sobre o Uruguai e o Rio Grande do Sul na quarta-feira, o que vai favorecer a intensificação dos ventos no litoral da Região Sudeste.

Bookmark and Share

Tags: ,


Esse post foi publicado de segunda-feira, 13 de julho de 2009 às 17:18, e arquivado em Destaque, Geral.
Última modificação: segunda-feira, 13 de julho de 2009 às 19:59

Você pode acompanhar os comentários desse post através do feed RSS 2.0. Você pode comentar ou mandar um trackback do seu site pra cá.

Um comentário para “Mais vento no litoral do Sul e do Sudeste”

Deixe um comentário

Digite o código

HOME | BRASIL | NOTÍCIAS | VÍDEOS | GLOSSÁRIO
Mapa do site | Fale conosco | Política de privacidade | Trabalhe na Climatempo | Anuncie
Copyright 2011 - Climatempo. Todos os direitos reservados. Otimização de sites by SEO Marketing