No último domingo, a costa do Sudeste do Brasil foi varrida por ventos fortes. No litoral de São Paulo, o vento chegou a 64 km/h na Ilha da Moela, a menos de 3 km do Guarujá. Na cidade do Rio de Janeiro, forte de Copacabana, na cidade do Rio de janeiro, o vento chegou a 77 km/h. Na região da Marambaia, a velocidade do vento chegou aos 72 km/h. O aeroporto Santos Dumont, na zona central da cidade do Rio de Janeiro, passou toda a tarde do domingo com rajadas que variaram de 40 a 44 km/h
Na região dos Lagos, no litoral fluminense, o vento foi ainda mais forte. No aeroporto de São Pedro D´Aldeia, entre 9 horas da manhã e 5 horas da tarde do domingo, foram observadas rajadas entre 55 km/h e 65 km/h. Em Vitória, capital do EspÃrito Santo, o vento chegou a 43 km/h.
Em todos os casos, o vento era frio, da direção sudoeste, e foram provocados pela forte massa polar que estava entrando na Região Sudeste. Por conta do vento forte, o mar ficou agitado e as ondas aumentaram para até 2 metros em algumas praias do Rio de Janeiro.
Nesta terça-feira, o mar baixa e o vento fica fraco a moderado na costa do Sudeste, mas o litoral da Região Sul poderá ter ventania. O motivo é o mesmo do domingo: outra forte massa polar avançando para o centro-sul do Brasil. No litoral da Região Sudeste, os ventos voltam a soprar fortes durante a quarta-feira. Tanto no Sul como no Sudeste, as rajadas mais fortes podem novamente se aproximar dos 80 km/h.

Toda a massa polar é um centro de alta pressão atmosférica. Tecnicamente, quanto mais distante se está deste centro, maior a intensidade do vento. Na situação desta semana, o centro polar encontra-se sobre o interior da Argentina e o vento fica mais forte no litoral da Região Sul do Brasil nesta terça-feira. O centro de alta pressão polar avança sobre o Uruguai e o Rio Grande do Sul na quarta-feira, o que vai favorecer a intensificação dos ventos no litoral da Região Sudeste.
Tags: massa polar, vento forte
Esse post foi publicado de segunda-feira, 13 de julho de 2009 Ã s 17:18, e arquivado em Destaque, Geral.
Última modificação:
segunda-feira, 13 de julho de 2009 às 19:59
Você pode acompanhar os comentários desse post através do feed RSS 2.0.
Você pode comentar ou mandar um trackback do seu site pra cá.

xaudades