Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Calor pode passar dos 40°C no Centro-Oeste

15/09/2015 às 22:29
por Josélia Pegorim

Atualizado 16/09/2015 às 14:47

Temperaturas bastante elevadas foram observadas sobre o Centro-Oeste do Brasil nesta terça-feira, após uma breve diminuição do calor por conta da nebulosidade, chuva e um pouco de ar polar. No norte de Mato Grosso, os termômetros alcançaram até 40°C. Os níveis de umidade do ar voltaram a baixar também e o Instituto Nacional de Meteorologia registrou até 16% em Monte Alegre de Goiás.

 

 

Mais calor e menos umidade

Um novo sistema de alta pressão atmosférica se intensifica sobre o Centro-Oeste no decorrer da semana. Este tipo de sistema meteorológico causa um fenômeno conhecido como subsidência do ar. O sistema de alta pressão será forte e esta subsidência será acentuada causando uma redução da umidade no ar. A queda da umidade reduz a nebulosidade e as condições para a chuva. A alta pressão também inibe o crescimento das nuvens.

Não há previsão de novas frentes frias para o Centro-Oeste pelo menos por mais uma semana. Sem ar polar e com baixa possibilidade de alguma chuva, o calor vai aumentar. Temperaturas até acima dos 40°C poderão ser observadas especialmente em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul.

 

Como o El Niño vai influenciar a chuva da primavera?

 

 

 

Aventure-se! 10 sugestões de cachoeiras e montanhas em diferentes áreas do Brasil.