Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Volta chover em Porto Alegre nesta 4ªF

12/10/2015 às 22:18
por Josélia Pegorim

Atualizado 13/10/2015 às 17:13

Porto Alegre vive uma cheia histórica do lago Guaíba que banha a cidade. Pela medição da Defesa Civil, o nível da água no cais do porto Mauá alcançou 2,89 metros acima do normal em momentos da tarde e noite do dia 12 de outubro de 2015. É a maior elevação desde 1941, ano em que as águas do Guaíba atingiram 4,76 m acima do normal e invadiram o  centro da capital gaúcha.

 

Comportas fechadas

Foi após a cheia de 1941 que foram construídas um conjunto de 14 comportas que, quando fechadas, formam um muro de proteção contra a invasão das águas do lago Guaíba.  Estas comportas se alinham ao longo de cerca de 2 km no cais Mauá e tiveram que ser fechadas pela primeira vez em 12 de outubro de 2015.

 

 

Rios que alimentam o lago Guaíba

Vários grandes rios desembocam no lago Guaíba. A cheia recorde que se verifica em outubro de 2015 é consequência do grande volume de chuva que vem caindo sobre estes rios, além da chuva sobre a própria região de Porto Alegre.

Os principais rios que alimentam o lago Guaíba são o Jacuí (o mais importante), o Taquari, o rio Caí, rio dos Sinos e o rio Gravataí.

 

 

A sequencia de imagens de satélite mostra sucessivas cheias que ocorreram nos diversos rios que alimentam o Guaíba desde maio de 2015. Em maio, a situação ainda era de normalidade, mas a chuva de julho 2015 já foi extrema e Porto Alegre teve o julho mais chuvoso desde 1910, quando começaram as medições do Instituto Nacional de Meteorologia na estação do Jardim Botânico, na zona norte da capital gaúcha. Foram acumulados 309,2 mm ao longo do mês. Depois da chuvarada de julho, no início de agosto, os rios Jacuí, Taquari e Gravataí já não voltaram ao seu nível normal. Vieram, então, os eventos de chuva muito volumosa de setembro. Depois da cheia do fim de setembro (imagem  do dia 28 de setembro),  os rios também não recuaram para seus níveis normais. A chuva do período de 6 a 12 de outubro de 2015 caiu sobre solos encharcados, com sua capacidade de absorção de água esgotada ou bastante diminuída, e também sobre rios com nível acima do normal.

 

 

 

 

Chuva supera a média em outubro

Em apenas 13 dias de chuva em outubro, o Inmet já registrou 183,6 mm de chuva sobre Porto Alegre, volume que supera em 61% a média normal para o mês que é de 114 mm.  Outubro está sendo o terceiro mês mais chuvoso em 2015, mas poderá facilmente passar para a segunda posição por causa da previsão de mais chuva para os próximos 15 dias. O mês com maior volume de chuva em 2015 até agora foi julho, que teve 309,2 mm acumulados. Em segundo lugar vem setembro com 184 mm e em terceiro, outubro, com 183,6 mm.

 

 

As fotos e o vídeo são de Magnus Andrei, de Porto Alegre, que compartilhou com a Climatempo pelas redes sociais.

 

  

 

 

 

 

 

 

 

Veja a previsão para a primavera na Região Sul

banner-downburs-tornados