Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Chuva volta forte sobre o RS e SC

13/10/2015 às 13:37
por Josélia Pegorim

Atualizado 13/10/2015 às 16:26

A partir desta quarta-feira, 14 de outubro, novas áreas de instabilidade crescem entre o Brasil, o Paraguai e a Argentina com uma nova queda acentuada da pressão atmosférica. Nuvens carregadas voltam a se formar e se espalham sobre o Rio Grande do Sul e sobre Santa Catarina provocando mais chuva. Há risco de chuva forte e com raios especialmente sobre o Rio Grande do Sul. Porto Alegre também terá mais chuva.

As condições para chuva sobre os dois estados aumentam ainda mais durante a quinta-feira com a chegada de uma nova frente fria. Os efeitos das áreas de instabilidade desta nova frente fria serão sentidos pelos menos até o sábado.

 

 

O volume de chuva acumulado nos próximos cinco dias não deve ser tão elevado como o que foi observado entre os dias 6 e 12 de outubro, mas a situação ainda é muito preocupante. A chuva agora cairá sobre solos completamente encharcados e rios com nível acima das cotas normais. Assim, o risco de novas enchentes, alagamentos e deslizamento de terra permanecem altos.

 

A previsão indica que muitas áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina ainda devem receber até 100 mm (tom de verde claro) de chuva nos próximos cinco dias. O sul gaúcho deve acumular até 150 mm (tom de verde escuro)

 

 

A meteorologista Josélia Pegorim comenta sobre os efeitos das passagem da nova frente fria sobre o Sul e também os impactos sobre a bacia do rio Uruguai.

 

 

 

banner-downburs-tornados