Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

BH: tarde mais quente em 105 anos

22/10/2015 às 22:57
por Josélia Pegorim

Atualizado 23/10/2015 às 15:49

BH tem novo recorde calor histórico

Nunca fez tanto calor em Belo Horizonte como na tarde de 22 de outubro de 2015. Foi um calor histórico, a tarde mais quente em 105 anos. Pela segunda vez em menos de uma semana, a capital mineira registrou um novo recorde de calor histórico. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 37,6°C às 15 horas na estação meteorológica de medição convencional (coleta de dados feita por uma pessoa) do bairro de Santo Agostinho. O Inmet faz medições diárias neste local de Belo Horizonte desde 3 de março de 1910. O recorde anterior era de 37,1°C em 31 de outubro de 2012, mas que foi igualado no sábado passado, 17 de outubro. Neste mesmo dia, a estação meteorológica automática localizada na Pampulha, também mantida pelo Inmet desde 2006, registrou 37,4°C e nesta quinta-feira, 22, a temperatura chegou aos 37,7°C neste local.

A Climatempo adota as medições das estações meteorológicas convencionais do Instituto Nacional de Meteorologia como padrão para verificação de recordes meteorológicos. O período de medições da rede convencional é muito maior do que da rede de estações meteorológicas automáticas.

Com o calor extremo nuvens carregadas se formaram sobre a Grande Belo Horizonte e provocaram pancadas de chuva com raios e fortes rajadas de vento. No aeroporto a Pampulha, uma rajada alcançou 61 km/h às 16 horas.

 

 

 

Fim de semana

Uma grande frente fria avança sobre o Brasil no fim de semana e vai causar uma revolução na atmosfera. Minas Gerais e toda a Região Sudeste terão vários dias com chuva. A chuva e aumento de nuvens vão reduzir o calor que tem chegado aos 40°C no norte mineiro. Confira as informações!

 

Veja o que o El Niño já provocou no Brasil