Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Qual a diferança entre geada branca e geada negra?

25/04/2016 às 22:52
por Josélia Pegorim

Atualizado 25/04/2016 às 22:52

O que é a geada?

Geada é o congelamento do orvalho sobre qualquer superfície. A camada de gelo que se forma danifica a pintura dos carros e outros metais e queima a vegetação, podendo causar grandes prejuízos para a agricultura e pecuária dependendo de sua intensidade e frequência de ocorrência.

 

 

 

A geada é um fenômeno associado ao forte resfriamento do ar e do solo por isso a época mais comum de ocorrência no centro-sul do Brasil é durante o outono e o inverno. Porém,  o fenômeno pode se formar em qualquer lugar e em qualquer época do ano, desde que as condições atmosféricas sejam adequadas.

 

 

 

A geada branca é a mais comum e, quando acontece com moderada a forte intensidade, deixa os gramados e os capôs dos carros branquinhos. Este é um fenômeno típico de noites calmas, com vento fraco, com pouca ou nenhuma nebulosidade no céu.

Pode gear em cidades litorâneas, mas não na areia da praia.

 

 

A geada branca derrete pouco a pouco com o calor do sol. Quando há muita geada, numa grande área, o derretimento pelo sol cria uma paisagem esfumaçada, como se muitas chaminés estivessem soltando fumaça.  Telhados e gramados ficam enfumaçados.

 

 

O que é geada negra?

A geada negra é a queima da vegetação por ação de ventos frios muito fortes. Pode ocorrer mesmo durante o dia.

 

No Brasil, a geada branca um fenômeno muito comum no Sul do Brasil. Pode ocorrer várias vezes no período de outono-inverno. Estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro também registram eventos de geada com frequência na época do frio.

 

 

 

Entenda a diferença entre os dois fenômenos no Explicando o Tempo, com Maria Clara Machado