Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Junho começa gelado no Sul

28/05/2016 às 14:59
por Aline Tochio

Um sistema de baixa pressão atmosférica vai espalhar muitas instabilidades sobre o Sul do Brasil neste domingo. Há, inclusive, risco de temporais. Este sistema pode também provocar ventania em algumas regiões do leste e sul gaúchos e serra de Santa Catarina.

 

Porém a partir de segunda-feira, uma nova massa de ar seco de origem polar começa a avançar pelo Estado. Na terça-feira, 31 de maio, as instabilidades associadas a este sistema vão se organizar como uma frente fria, que avança para São Paulo. Com isso o tempo começa a abrir no interior do Rio Grande do Sul e o avanço da massa de ar frio e seco derruba a temperatura. Há nesse dia há condições para a ocorrência de geada na região de Uruguaiana, no oeste gaúcho. Conforme a frente fria se afasta, o tempo abre cada vez mais no Sul e a área de geada é ampliada. Na quarta e na quinta-feira, 01 e 02 de junho, várias áreas do Rio Grande do Sul e do interior de Santa Catarina podem amanhecer com geada.

 

Veja a previsão para o Sul do Brasil nos próximos dias

 

O mapa abaixo mostra a média das temperaturas mínimas previstas para os próximos 5 dias no Sul. Quase toda a Região vai sentir a queda da temperatura a partir da segunda-feira e muitas áreas terão temperaturas menores que 10ºC, principalmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. As áreas mais altas da serra de Santa Catarina, como Urupema e Bom Jardim da Serra, podem registrar temperaturas negativas novamente entre e quarta e sexta-feira.