Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Noroeste de Minas volta a ter chuva

30/10/2016 às 14:18
por Bianca Lobo

Atualizado 31/10/2016 às 09:15

Após quase duzentos dias, voltou a chover de forma significativa no noroeste de Minas Gerais no último fim de semana de outubro. Segundo os dados da estação convencional de Januária pertencente ao Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), entre as 10h do dia 29 de outubro e as 10h do dia 30 de outubro de 2016, foram acumulados 61,0 mm de chuva. O último dia a ter acumulado mais de 10,0 mm na mesma estação havia sido no dia 12 de abril.

 

A chuva foi provocada por áreas de instabilidade associadas à uma frente fria que avançou pela costa da Região Sudeste. Esse mesmo sistema também foi responsável pelas chuvas que acumularam mais de 50 mm em áreas do Espírito Santo no sábado (confira aqui).

 

A chuva acumulada entre o sábado e o domingo corresponde a aproximadamente 69% da média climatológica de precipitação de Januária para o mês de outubro, que é de 88,5 mm.

 

 

Próximos dias

A partir de segunda-feira uma massa de ar seco volta a predominar sobre o noroeste de Minas Gerais. Ao longo da primeira semana de novembro o predomínio volta a ser de calor e tempo seco na região de Januária. Os modelos meteorológicos indicam o retorno das chuvas significativas a partir da segunda semana de novembro.