Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Norte do Brasil tem fortes pancadas de chuva

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Gleive Marcio Rodrigues

4 min de leitura

Oferecido por

A semana começou com tempo mais instável na Região Norte do Brasil. A circulação de ventos sobre o país aumentou a umidade até mesmo no norte do Pará e no Amapá e voltou a chover nesses locais onde não chovia há várias semanas. Pancadas de chuva voltaram acontecer nesta segunda-feira até na região de Macapá.

 

Terça-feira instável

Para esta terça-feira, a previsão é de períodos com sol, muita nebulosidade e várias pancadas de chuva ao longo do dia em todas as áreas da Região Norte do Brasil. A chuva mais frequente e volumosa deve acontecer sobre o estado do Tocantins e também em áreas do do Acre, mas pancadas de chuva moderadas a fortes podem acontecer em todos os estados da Região Norte

 

Tendência para a semana  

Nos próximos dias essas áreas de instabilidade vão crescer por quase toda a região Norte do Brasil. Os maiores volumes de chuvas devem ser observados sobre o Tocantins, no sul do Pará e em áreas ao sul do Amazonas, no Acre e também em Rondônia. Mas as pancadas de chuva podem acontecer em todas as áreas.

No extremo norte do Pará e no Amapá, as condições para chuva voltam a diminuir a partir da próxima quinta-feira. Na sexta-feira e no fim de semana, pouca chuva deve ser observada nessas áreas.

 

Foto de Gleive Marcio Rodrigues

 

Chuva de outubro na capitais do Norte

Quase todas as da Região Norte fecharam o mês de outubro com chuva abaixo da média histórica. O maior volume de chuva foi o de Palmas, capital do Tocantins, que acumulou 200 mm de chuva em outubro de 2018. O mês terminou com 24% de chuva acima da média normal. Em Rio Branco choveu 29% acima da média.

Na região de Belém choveu dentro da normalidade e volume acumulado em  outubro ficou apenas 4% acima da média histórica.

 

As outras capitais da Região Norte terminaram o mês de outubro com menos chuva do que a média. A maior deficiência foi observada na região de Macapá, onde outubro terminou com 87% de chuva abaixo da média mensal. Mas é preciso lembrar que chover pouco é comum nesta época do ano na região do Amapá.


A tabela mostra o volume de chuva acumulado em outubro (aproximado) comparado com a média histórica normal para o mês, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. A última coluna é a diferença em relação à média.



Capital

Chuva outubro (mm)

Média outubro (mm)

% da média

Palmas

200

161

24

Belém

135

129

4

Macapá

10

73

-87

Manaus

57

104

-46

Boa Vista

35

73

-52

Porto Velho* (automática)

114

185

-38

Rio Branco

197

153

29

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias