Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Grande Belo Horizonte em atenção para deslizamentos

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Petrina Avelar, Belo Horizonte (MG)

4 min de leitura

Oferecido por

A recente passagem de duas frentes frias e a circulação de ventos sobre o interior do Brasil ativaram o corredor de umidade sobre a Região Sudeste. Grandes áreas de instabilidade persistiram sobre a Região desde o começo dos feriados prolongados de 15 e 20 de novembro e provocaram muita chuva. O estado de Minas Gerais vem sendo um dos mais afetados por fortes pancadas de chuva e também pela chuva moderada e prolongada, que deixa acumulados de água elevados depois de algumas horas.

Em 21 dias, a região da Grande Belo Horizonte já acumulou praticamente toda a média de chuva normal para um mês de novembro. A situação é de atenção para deslizamentos e para mais chuva forte antes do fim de novembro.



Atenção para deslizamentos na Grande BH

Nesta quarta-feira, 21 de novembro, a chuva voltou a cair moderada a forte na região da Grande Belo Horizonte, apesar da ausência de raios. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, o acumulado de 24 horas (entre 16h do dia 20 e 16h do dia 21) foi de aproximadamente 96 mm em Ibirité, 58 mm na Pampulha, 46 mm em Florestal.

 

Quase no mesmo período, o Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou 83 mm em Santa Luzia/Industrial Americano e 67 mm em Brumadinho /Inhotim.

Na região das cidades históricas, área próxima de Belo Horizonte, o volume de chuva em 24 horas também foi muito elevado chegando a quase 93 mm em São João del Rei, segundo o INMET.

 

Com o grande volume de chuva que já caiu sobre a região metropolitana de Belo Horizonte neste mês de novembro, e com a perspectiva de mais chuva para os próximos dias, a situação é de atenção na Grande Belo Horizonte para deslizamentos.

 

 

Menos chuva até sábado

As áreas de instabilidade enfraquecem sobre Minas Gerais nas próximas 48 horas. A chuva e a nebulosidade diminuem de forma geral sobre o estado. O sol aparece forte e a temperatura sobe.

Até a sexta-feira a Grande Belo Horizonte terá várias horas com sol e sem chuva. As pancadas de chuva ainda ocorrem nesta quinta-feira, 22, e na sexta-feira, mas serão menos volumosas e menos frequentes.

No sábado,  a chance de chover é até baixa e a previsão é de que a Grande Belo Horizonte tenha um dia com muito sol e calor. Veja como ficará o tempo em Minas Gerais nos próximos dias.

 

 

Fim de semana com alerta para temporais

A trégua chuva vai durar poucos tempo. Grandes e fortes áreas de instabilidade começam a influenciar Minas Gerais no domingo, 25 de novembro, quando já poderá chover forte novamente no Triângulo Mineiro e no Sul de Minas. As pancadas de chuva voltam a ocorrer a partir da tarde também na Grande Belo Horizonte.

 

Durante a segunda e a terça-feira da próxima semana, 27 de novembro, estas áreas de instabilidade vão passar sobre o estado de Minas Gerais provocando muita chuva também sobre a Grande Belo Horizonte.

 

 

Foto de Petrina Avelar, Belo Horizonte (MG)

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias