Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

2018 termina muito quente no Sul do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Nilviane Freitas Scheffer, Cruz Alta (RS)

4 min de leitura

Oferecido por

O dezembro que começou com geada e frio de congelar roupa ao relento termina fervendo na Região Sul. A tarde do último domingo de 2018, dia 30 de dezembro, foi a segunda mais quente do ano em Porto Alegre. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 36,6°C na leitura convencional. O recorde atual de calor para 2018 na capital gaúcha é de 37,9°C no dia 11 de dezembro. Mas Campo Bom, na Grande Porto Alegre, teve temperatura de 39,1°C às 18 horas, a maior na Região Sul e  ficou entre as 5 mais elevadas do Brasil no dia 30 de dezembro.

 

Outro exemplo de quentura no Sul do Brasil foi a madrugada quente em Florianópolis. A temperatura mínima foi de 24,6°C e ficou entre as cinco mais altas do ano. A maior temperatura em Santa Catarina no dia 30 de dezembro foi de 35,2°C em Urussanga. A maior no Paraná foi de 33,5°C em em Morretes.

 

2018 fecha muito quente

O ano de 2018 se despede com muito calor em toda a Região Sul do Brasil. A intensificação de um sistema de alta pressão atmosférica sobre a Região reduz as condições para formação de áreas de instabilidade no interior dos estados e afasta uma frente fria do litoral do Rio Grande do Sul. A passagem desta frente fria não teve força para diminuir o calor e nem fechar o tempo. Seu ar polar é desviado para o mar e não entra no Sul do Brasil.

 

Todas as áreas da Região do Sul do Brasil terão muitas horas com sol forte e calorão no dia 31 de dezembro de 2018. Temperaturas acima dos 35°C devem ser registradas nos três estados. A última tarde de 2018 é candidata a ser uma das mais quentes do ano em Porto Alegre.

É justamente por causa do calor intenso que não dá para descartar a ocorrência de algumas pancadas de chuva no Sul do Brasil. A previsão é de que estas pancadas ocorram em parte da tarde e da noite desta segunda-feira, 31 de dezembro, mas apenas em alguns locais do centro e do oeste dos estados e no norte do Paraná. Pode até chover com moderada a forte intensidade em pequenas áreas, mas a chuva será de curta duração. Não deve chover no litoral e nem nas capitais.

 

Virada para 2019

A maioria das áreas da Região Sul, incluindo as capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba e todo o litoral deve passar a virada para 2010 com tempo firme, sem previsão de chuva. O maior risco de alguma chuva é no centro-oeste de Santa Catarina e do Paraná.

 

O ano de 2019 começa muito quente no Sul do Brasil. A temperatura máxima prevista para o segundo dia do ano em Porto Alegre é forte candidata a ser a mais alta de 2019.

 

 

 

Foto de Nilviane Freitas Scheffer, Cruz Alta (RS)

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias