Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

São Paulo continua com calor acima do normal para junho

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto por Marcelo Pinheiro, São Paulo (SP)

4 min de leitura

Oferecido por

Um sistema de alta pressão atmosférica continua influenciando o tempo sobre muitas áreas do Brasil, incluindo o estado de São Paulo. O final de semana no estado será marcado por tempo seco, baixa umidade do ar e calor.

 

Entenda como funciona um sistema de alta pressão atmosférica, qual a diferença de um sistema de baixa pressão e como eles estão relacionados com uma frente fria.

 

Sexta-feira de sol

Nesta sexta-feira, 14 de junho, poucas nuvens conseguem se formar com a umidade do ar baixa e  não chove no estado de São Paulo. O dia será de muito sol. A Grande São Paulo  tem outro dia com sol e tempo firme.  Para o começo da manhã, a previsão é de temperatura amena, mas ainda pela manhã esquenta e durante a tarde faz bastante calor, apenas voltando a esfriar ao anoitecer.

 

Temperatura alta

A temperatura na cidade de São Paulo na tarde de 13 de junho chegou aos 27,3°C. Foi a tarde mais quente na capital desde o dia 23 de maio, quando a máxima foi de 27,4°C.

A temperatura sobe mais nesta sexta-feira em todo o estado e passa dos 30°C em algumas áreas do litoral e do interior.

Sem previsão de passagem de ar frio sobre São Paulo nos próximos dias, a temperatura vai continuar acima do normal para junho em todo o estado de São Paulo. O último fim de semana do outono promete calor no estado de São Paulo. 

 

 

Tendência para o final de semana

O final de semana também tem previsão de tempo seco, céu aberto e calor. Com a entrada de brisa marítima no fim da tarde, a umidade aumenta e mais nuvens se formam no leste do estado, mas ainda não chove. Ao amanhecer, tanto no sábado quanto no domingo, tem possibilidade de nevoeiro no leste do estado, incluindo a Grande São Paulo.

 

No domingo,16 de junho, uma frente fria avança pela costa paulista, com fraca intensidade, e a favorece uma intensificação do vento marítimo, o que vai estimular o acúmulo de umidade e aumento de nebulosidade no litoral ao longo do dia. Mesmo assim, o sol aparece e não tem previsão de chuva nas praias.



Foto por Marcelo Pinheiro, São Paulo (SP)

 

 

Aumento da poluição e queda da umidade

A falta de chuva e de vento no estado de São Paulo acarreta o aumento da concentração de poluentes no ar. Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), na tarde da quinta-feira, 13 de junho, a qualidade do ar chegou ao índice de moderada na maioria das áreas da capital paulista.

 

A persistência do ar seco está diminuindo a umidade relativa do ar, principalmente nas horas mais quentes do dia. Segundo o Organização Mundial da Saúde (OMG), o ideal para saúde humana é que a umidade fique acima dos 60%. Nos próximos dias, a umidade relativa do ar ficar entre 30% e 40% na Grande São Paulo e entre 20% e 30% em áreas do interior paulista.

 

Quando volta a chover?

A previsão é da chuva  voltar a aparecer no estado de São Paulo no primeiro final de semana depois do começo do inverno. O inverno vai começar dia 21 de junho, às 12h54 do horário de Brasília.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias