Alta pressão x baixa pressão

23/12/2016 às 15:46
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Elas determinam o tempo em um lugar

A pressão atmosférica é um dos fatores que determinam as condições do tempo. Regiões associadas com alta e baixa pressão do ar são observadas ao redor do globo todos os dias. Na atmosfera, a baixa pressão do ar é associada com a formação de muitas nuvens, com chuva e eventualmente com tempo severo, com tempestades. A alta pressão é identificada como áreas que estão com céu azul ou com poucas nuvens, com menor umidade no ar, com tempo seco, sem chuva.

 

Os centros de baixa pressão criam um movimento de ar convergente para o seu centro, fazendo com que haja concentração de umidade e de calor. Isto facilita a formação e o crescimento das nuvens.

 

 

 

Já os centros de alta pressão atmosférica geram um movimento de ar divergente, para fora do centro e também subsidente (de cima para baixo) fazendo com que o ar fique mais seco. A alta pressão faz o papel oposto da baixa pressão: seca o ar, diminui a nebulosidade e as condições para chuva.

 

 

 

Saiba o que é subsidência do ar

 

Alta do céu azul e baixa das nuvens carregadas

Umas das formas de sabermos onde predominam altas e baixas pressões é observando a nebulosidade em imagens de satélite. As áreas sob a influência de alta pressão ficam com pouca ou nenhuma nebulosidade. Já as regiões onde há muita nebulosidade são de baixa pressão. Toda frente fria tem uma baixa pressão e uma alta pressão. A massa polar é a alta pressão. A região de muitas nuvens e chuva da frente fria é a baixa pressão.