
O Clima Entre Nós
Meteorologia, clima, astronomia e meio ambiente são alguns dos diversos assuntos do podcast O Clima Entre Nós da Climatempo. A cada novo episódio, a meteorologista Josélia Pegorim entrevista um convidado. Quer aprender mais sobre como a meteorologia influência no seu dia-a-dia? Fique ligado!! Toda sexta ao meio dia um episódio novo para você.
Todos episódios do podcast - O Clima Entre Nós

No episódio dessa semana, confira quais foram os principais fatos climáticos de 2020 na visão da equipe de meteorologistas e de conteúdo da Climatempo.

No episódio dessa semana, confira quais foram os principais fatos climáticos de 2020 na visão da equipe de meteorologistas e de conteúdo da Climatempo.

Neste episódio do podcast O Clima entre Nós, Josélia Pegorim conversa com Filipe Pungirum, especialista em previsão climática, que explica em detalhes a previsão do clima no verão 2020/2021, para cada Região do Brasil, elaborada pela Climatempo.

Neste episódio do podcast O Clima entre Nós, Josélia Pegorim conversa com o professor e astrônomo Marcos Calil que explica em detalhes como e quando observar estes eventos astronômicos especiais.

Neste episódio do podcast O Clima entre Nós, Josélia Pegorim conversa com Marcelus Olveira, especialista da construção de telhados e paredes verdes. Entenda como plantar árvores e outros tipos de vegetação em telhados pode ajudar na prevenção de enchentes e alagamentos.

Neste episódio do podcast O Clima entre Nós, Josélia Pegorim conversa com Filipe Pungirum que explica o que esperar do clima no Brasil em dezembro de 2020 e porque a chuva do fim da primavera vai ficar descompassada com o fenômeno La Niña que está sendo observado.

Neste episódio do podcast O Clima entre Nós Josélia Pegorim conversa com Patricia Madeira, especialista em previsão de clima da Climatempo, sobre as expectativas do verão 2020/2021 com La Niña. Vem ZCAS por aí?

Neste episódio do podcast O Clima entre Nós você vai entender a diferença entre alguns conceitos da hidrologia, como enchente, alagamento, inundação. Josélia Pegorim conversa com hidrólogo Vitor Rebello.

Neste novo episódio do podcast O Clima entre Nós, Josélia Pegorim conversa com Gilca Palma, diretora de P&D da Climatempo, e com Rafael Bruno, Head Digital da Climatempo, sobre a construção da plataforma colaborativa Pédagua, que pretende ajudar as pessoas a escapar de alagamentos e enchentes na Grande São Paulo.

Neste episódio do podcast O Clima entre Nós, os meteorologistas da Climatempo Josélia Pegorim e Filipe Pungirum fazem uma revisão da tendência climática para novembro de 2020 para cada Região do Brasil. Qual a influência do fenômeno La Niña?

Neste episódio do podcast “O Clima entre Nós”, a conversa é com o professor Alexander Turra, do IO/USP, sobre oceanografia biológica. O mar está ficando doente e a culpa é nossa.

Grandes nomes da Meteorologia do Brasil: Josélia Pegorim conversa com o professor Rubens Junqueira Villela.

Neste episódio do podcast O Clima entre Nós, Josélia Pegorim faz um balanço preliminar da intensa onda de calor da primavera de 2020. Participação de Patricia Madeira (Climatempo) e Elizabete Alves Ferreira (INMET).

Neste episódio do podcast O Clima entre Nós,você vai entender porque o calor e o fio em excesso fazem mal para o nosso coração. A meteorologista Josélia Pegorim conversa com o dr. Antonio Carlos Chagas, cardiologista do HCor, professor titular de cardiologia na faculdade de medicina do ABC, em SP.

“É a única opção” sustenta Alexandre Mansur, jornalista especializado em questões ambientais e de sustentabilidade, convidado de Josélia Pegorim neste episódio do O Clima entre Nós.

Neste episódio do podcast O Clima entre Nós, os meteorologistas Josélia Pegorim e Filipe Pungirum comentam os principais aspectos desta nova primavera para cada Região do Brasil. Confira!

Neste episódio do podcast O Clima entre Nós, o professor Augusto José Pereira Filho, dp IAG/USP, conversa com Josélia Pegorim sobre a transformações do clima da cidade de São Paulo.

Neste episódio do podcast O Clima entre Nós, Josélia Pegorim conversa com Filipe Pungirum sobre a tendência de esfriamento do Pacífico Equatorial Leste e o clima no Brasil nos próximos meses.

Neste episódio do podcast O Clima entre Nós, você vai saber sobre a formação, diferenças e previsibilidade de furacões e ciclones. A conversa é entre os meteorologistas Josélia Pegorim e Luiz Felippe Gozzo.

Neste episódio do podcast O Clima entre Nós, as meteorologistas Josélia Pegorim e Patricia Madeira conversam sobre este dois conceitos meteorológicos que são completamente diferentes e não devem ser usados como sinônimos.

Neste episódio do podcast O Clima entre Nós, você vai saber como é ser uma "weather woman" na TV Globo. A meteorologista Josélia Pegorim bate um papo com as apresentadoras da previsão do tempo Anne Lottermann, Eliana Marques e Jacqueline Brazil.

Neste episódio do podcast O Clima entre Nós, a meteorologista Josélia Pegorim conversa com o astrônomo Marcos Calil que explica como ver este raro evento astronômico.

Neste episódio do podcast O Clima entre Nós, a meteorologista Josélia Pegorim conversa com o astrônomo Marcos Calil sobre a influência das condições do tempo na observação astronômica.

Neste episódio do O Clima entre Nós, Josélia Pegorim conversa com Filipe Pungirum sobre as expectativas do clima no Brasil em agosto de 2020 e para o começo da primavera.

Os meteorologistas Josélia Pegorim e Filipe Pungirum fazem um balanço de julho de 2020 e explicam as grandes diferenças do clima entre a primeira e a segunda quinzena do mês.

Com o grande incêndio na Mantiqueira e as queimadas no Pantanal, o podcast O Clima entre Nós comenta sobre as expectativas do clima para o restante do inverno.

A nossa pele, os cabelos, as unhas são impactados pela temperatura e umidade do ar. Cuidado com o sol em excesso! O que fazer com cabelo frizado?Neste episódio do podcast O Clima entre Nós, Josélia Pegorim conversa com a dermatologista Rosiane Boabaid.

No episódio dessa semana, Josélia Pegorim conversa com a dermatologista Rosiane Boabaid sobre os impactos das mudanças do tempo na nossa pele.

Josélia Pegorim conversa com a meteorologista Patricia Madeira, especialista em previsão climática, e com João Castro, agrometeorologista, sobre a influência do clima no surgimento, propagação e controle de pragas agrícolas.

Josélia Pegorim conversa com o meteorologista Lucas César Osório de Castro sobre os impactos de onda de frio e onda de calor na região das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.

O Clima entre Nós conversa com dra. Marise Lazaretti, endocrinologista, que comenta sobre como manter a vitamina D em dia em tempos de distanciamento social , home office e covid-19.

No episódio dessa semana de O Clima entre Nós, Josélia Pegorim convida o meteorologista Filipe Pungirum para falar sobre as expectativas do frio e da chuva do inverno de 2020.

Neste episódio do Clima entre Nós, você vai entender um pouco sobre os modelos de previsão numérica do tempo, complexos programas de computador que simulam a atmosfera e ajudam a prever o tempo e o clima. Josélia Pegorim conversa com Rodrigo Yamamoto, meteorologista especializado em meteorologia tropical e modelagem numérica e atualmente chefe da equipe de modelagem atmosférica da Climatempo.

Neste episódio do Clima entre Nós, você vai ficar sabendo a relação entre a pandemia de coronavírus, o efeito estufa o aquecimento global. Josélia Pegorim conversa com Tércio Ambrizzi, doutor em meteorologia e atualmente professor e pesquisador no departamento de ciências atmosféricas da USP.

Neste Clima entre Nós, a meteorologista Josélia Pegorim conversa sobre frio, ar seco e a covis-19 com a dra. Letícia Kawano Dourado, médica pneumologista e pesquisadora do hospital do Coração, em São Paulo. Boa escuta!

O podcast O Clima entre nós traz desta vez uma conversa muito esclarecedora sobre covid-19 e nossos bichinhos de estimação. Josélia Pegorim conversa com o doutor Paulo Eduardo Brandão, médico veterinário e especialista em virologia.

As meteorologistas Josélia Pegorim e Patricia Madeira fazem um balanço das condições meteorológicas de abril de 2020 e falam sobre as expectativas do clima para maio, com a chegada da primeira onda de frio forte do outono. Este podcast foi gravado durante a live realizada no dia 28/5/2020 pelo site da Climatempo.

Neste podcast do “Clima entre nós” a meteorologista Josélia Pegorim entrevista a nutricionista Izabel Lamounier. Com uma linguagem simples e clara, Izabel fala sobre o metabolismo e as mudanças de temperatura, dá dicas de como se alimentar nestes dias de menos movimentação por causa da quarentena, da importância da vitamina D e muito mais. Aproveite as preciosas dicas! Boa escuta!

Você já parou para pensar que todas formas de vida no nosso planeta estão sob a mesma atmosfera, respiram o mesmo ar? A nossa vida, a bio, está totalmente conectada com o tempo e o clima. O podcast Clima Entre Nós traz para vocês uma conversa muito legal sobre biometeorologia. Josélia Pegorim conversa com o professor Fábio Gonçalves, biólogo e meteorologista do Departamento de Ciências Atmosféricas da USP.

A meteorologista Josélia Pegorim conversa sobre as expectativas para o outono de 2020, com os meteorologistas Patricia Madeira e Filipe Pungirum.

O balanço da previsão climática feita para o verão de 2020 em um bate papo entre os meteorologistas da Climatempo Patricia Madeira, Filipe Pungirum e Josélia Pegorim, que faz a moderação da conversa.

Em um bate papo descontraído, o meteorologista Filipe Pungirum e a jornalista Maira Di Giaimo discutem a influência do tempo e do clima no comportamento das pessoas e no consumo.

No “O Clima Entre Nós” desta semana, o meteorologista Rafael Padovani explica o que é um radar meteorológico e como ele funciona!

No episódio do "O Clima Entre Nós" desta semana, o biólogo e professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, Alexander Turra, explica qual o impacto provocado pelo óleo que começou a atingir as praias do Nordeste no final de agosto e o que podemos aprender com esse desastre ambiental.

No episódio do "O Clima Entre Nós" desta semana, o Prof. Paulo Saldiva explica os efeitos da poluição do ar no nosso corpo e o que pode ser feito para minimizar o problema! Mande suas sugestões e comentários para [email protected]

No "O Clima Entre Nós" desta semana, a meteorologista Patrícia Madeira conta como vai ficar o clima neste verão em todo o Brasil! Não perca!

Saiba tudo sobre os desertos com o meteorologista César Soares! No "O Clima Entre Nós" desta semana, ele explica como os desertos se formam, quais os maiores do mundo e muitas outras curiosidades! Confira!

Todos os anos a chuva de monções provoca estragos na Índia e em outros países próximos. Afinal, o que são essas monções? Você sabia que também existem monções no Brasil? Confira todas essas informações no episódio #4 do podcast "O Clima Entre Nós", com Rodrigo Bombardi e Maira Di Giaimo.

No "O Clima Entre Nós" desta semana, a meteorologista Josélia Pegorim explica como é feita a previsão do tempo e fala sobre erros que eventualmente acontecem. Confira! Para feedbacks e sugestões, mande um e-mail para [email protected]

No episódio desta semana, o meteorologista da Climatempo, Filipe Pungirum, conta qual a tendência climática para os últimos meses de 2019 no Brasil! Será que chove muito? O calor continua? Confira!

Maira Di Giaimo e o meteorologista César Soares conversam sobre um tema que ganhou muita força neste ano, a Amazônia. Entenda a importância da Floresta e alguns motivos que levaram o assunto a ganhar tanta repercussão nos últimos meses.