Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Semana com temporais no Sul do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Claudia Edna, Santa Maria (RS)

3 min de leitura

Oferecido por

A semana é de alerta para temporais nos estados do Sul do Brasil. Até a sexta-feira, 26 de julho, a chuva mais frequente e volumosa ocorre sobre o Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina e no Paraná, as condições para chuva aumentam na quarta-feira, 24. A menor chance de temporais é para o norte e para o leste do Paraná. 

Além da chuva, os próximos dias são de alerta para vento forte na Região Sul, mesmo sem estar chovendo.



Instabilidade bloqueada

A circulação de ventos sobre a América do Sul, em vários níveis da atmosfera, vai bloquear as áreas de instabilidade de uma frente fria sobre a Região Sul nos próximos dias. A persistência de uma área de baixa pressão atmosférica entre o Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai vai colaborar para espalhar nuvens carregadas especialmente sobre o Rio Grande do Sul.

 

Entre as quinta, 25, e a sexta-feira, 27 de julho, um ciclone extratropical se forma entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai aumentando o risco de chuva volumosa e de ventania neste estado.

Confira o alerta especial de temporais para a Região Sul

 

 

Foto de Claudia Edna, Santa Maria (RS)

 

 

Previsão

Para esta terça-feira, 23 de julho, a previsão é de tempo muito instável sobre todo o Rio Grande do Sul. As fortes pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora acompanhadas de raios e de ventos fortes. As rajadas podem chegar aos 90 km/h. Rajadas de 86 km/h ocorreram ontem em Santa Maria, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

O alerta é para chuva forte e vento forte também na Grande Porto Alegre.

 

Santa Catarina e o Paraná ainda têm várias horas com sol e tempo seco nesta terça-feira, mas o oeste e o sul dos estados podem ter pancadas de chuva e raios à tarde e à noite. Pode chover e ventar forte. As rajadas podem variar de 70 km/h a 90 km/h.

As outras regiões destes estados passam o dia com sol e aumento de nebulosidade, mas sem a chuva. Porém, pode ventar forte mesmo sem estar chovendo.

Não de chover em Florianópolis e em  Curitiba por enquanto.                                     

 

O risco de chuva forte e volumosa sobre regiões de Santa Catarina e do Paraná é maior a partir da quarta-feira.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias