Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Região de Brasília registra primeira chuva depois de 113 dias 

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Chuva no DF vista pelo radar de Gama em 25/9/2019

4 min de leitura

Oferecido por

A população do Distrito Federal costuma fazer festa na rua quando cai a primeira chuva depois da sempre longa estiagem do inverno. Este ano foram 113 dias consecutivos sem nenhuma gota de chuva, até que voltou a chover no começo da noite da quarta-feira, 25 de setembro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a estiagem mais longa que Brasília enfrentou foi em 1963, com 164 dias consecutivos sem chuva.

 

A chuva veio fraca, mas se espalhou por quase todo o Distrito Federal. O INMET registrou 1,2 mm acumulados entre 19 hora e 20 horas. O CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais registrou 2,8 mm em 3 horas na região da Cidade Industrial e 3,4 mm no Núcleo Bandeirante, também em 3 horas.

 

Na imagem abaixo, as manchas coloridas indicam a chuva vista pelo radar meteorológico localizado em Gama, uma das cidades satélites de Brasília.



Chuva no DF vista pelo radar de Gama em 25/9/2019

 

 

Confira a tendência climática para a primavera 2019 no Centro-Oeste

 

Goiânia: 129 dias sem chuva

Após uma longa sequência de dias ensolarados, muitos quentes e secos, a noite do dia 25 de setembro começou chuvosa em Goiânia. A chuva caiu fraca a moderada e acumulou 3,8 mm entre 17 horas e 19 horas, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Já o CEMADEM registrou 7,4 mm em 3 horas de chuva na região da Vila Jardim Pompéia.   Outros locais do sul de Goiás tiveram chuva moderada forte nesta quarta-feira, 25 de setembro.

A capital de Goiás passou 129 dias praticamente sem registro de chuva. Em todo este período houve apenas um chuvisco entre os dias 5 e 6 de julho, que acumulou apenas 0,2 mm. 

A última chuva forte suficiente para molhar o chão ocorrer  entre os dias 17 e 18 de maio, quando choveu 10 mm sobre Goiânia, pela medição do INMET. 

 

Mais chuva 

Grandes áreas de instabilidade estão se espalhando sobre o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil e por isso voltou a chover em Goiás e no Distrito Federal. 

Nesta quinta-feira, 26 de setembro estas áreas de instabilidade continuam ativas e as pancadas de chuva continuam, podendo ser até com raios e moderadas a fortes em vários locais de Goiás e do Distrito Federal.

 

Na sexta-feira, 27, e no primeiro fim de semana da primavera, as áreas de instabilidade enfraquecem, mas com o calor e o ar umedecido, as nuvens carregadas vão continuar se formando e mais pancadas de chuva devem ocorrer. Tanto na sexta como no fim de semana, as pancadas de chuva devem ocorrer à tarde e à noite

 

Chuva forte em Mato Grosso

O estado de Mato Grosso continua tendo pancadas de chuva nos próximos dias, mas também períodos com sol forte e muito calor, ainda em torno dos 40°C. As pancadas de chuva ocorrem em geral à tarde e à noite, com raios e várias delas podem ser fortes. Há previsão de chuva também para Cuiabá.

 

Já em Mato Grosso do Sul, a tendência é do tempo secar e esquentar novamente. Choveu em muitas áreas do estado nesta quarta-feira, 25, até em Campo Grande, nas para esta quinta-feira, 26, a previsão é de chuva para norte e oeste do estado. A capital deve ter apenas muitas nuvens.

Na sexta-feira e no fim de semana, o tempo seca de vez e todo o Mato Grosso do Sul deve ter muito sol e calorão.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias