Região Centro-Oeste - previsão para a primavera 2019

23/09/2019 às 14:32
por Josélia Pegorim

Atualizado 23/09/2019 às 14:39

Oferecimento
Confira a tendência da chuva e da temperatura durante a estação.

A primavera 2019 tem início às 4h50min do dia 23 de setembro e se estende até 1h19min do dia 22 de dezembro

 

Para a Região Centro-Oeste do Brasil, a primavera é talvez a estação mais importante e esperada. É quando a chuva recomeça e põe fim à secura do inverno. É a chuva da primavera que permite o preparar o solo para o plantio da nova safra de verão. O reinício da chuva colabora para apagar as queimadas. É uma estação muito quente e também de temporais.  

 

Os fenômenos meteorológicos que normalmente influenciam a Região Sudeste durante a primavera são:

  • frentes frias
  • complexo convectivo de meso-escala (CCM)
  • sistemas convectivos (associados ao calor e umidade do ar elevada)
  • Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) - favorece chuva
  • Alta pressão Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) - reduz a chuva

 

O calor predomina, mas algumas massas de frio podem passar fortes sobre parte do Centro-Oeste na primavera causando acentuada queda da temperatura, mas por poucos dias. A geada é um fenômeno raro durante a estação e fica restrito ao Mato Grosso do Sul,

 

Como ficam os oceanos? 

O fenômeno El Niño que predominou no verão e no outono se desconfigurou. A primavera 2019 será com neutralidade climática no Pacífico Equatorial Leste. A temperatura do Atlântico Sul terá maior importância no Clima da estação e terá grande peso no comportamento da chuva sobre a Região Sudeste

Durante toda a estação, a tendência é que o Atlântico Sul  fique “frio”, com temperatura abaixo a média, em muitas áreas da costa brasileira. A temperatura da água do Atlântico Sul abaixo do normal dificulta o deslocamento normal das frentes frias do Sul para o Sudeste.

 

Primavera 2019

Na região Centro-Oeste as primeiras pancadas isoladas aparecem no decorrer do mês de outubro. Principalmente no norte do Mato Grosso, aumenta a chance de alguma chuva mais volumosa, mesmo assim com muita irregularidade espacial e temporal. 

As tardes continuam muito quentes e o mês deve terminar com calor acima da média.

Em novembro e dezembro, já são esperadas pancadas de chuva mais frequentes. Mesmo assim, a irregularidade ainda estará presente na forma como chuva se espalha. De forma geral, as condições para chuva são melhores do que no mês de outubro, mas muitas áreas do Centro-Oeste devem ter chuva fica abaixo da média em novembro e em dezembro.

A temperatura continua acima da média nos três estados. 

 

Confira a análise do clima durante a primavera 2019 no Centro-Oeste do Brasil, com a meteorologista Graziella Gonçalves.