Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Previsão de chuva para todas as regiões de Minas Gerais

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Alexandra Caparelli, São Sebastião do Paraíso (MG)

4 min de leitura

Oferecido por

A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera força a concentração de ar úmido sobre Minas Gerais durante esta terça-feira, 22 de outubro. Nuvens carregadas se formam em todas as regiões do estado com potencial para a provocar temporais, com muita chuva, raios e fortes rajadas de vento.

 

Esta terça-feira é um dia de tempo de instável em Minas Gerais, com muitas nuvens e as pancadas de chuva que podem ocorrer a qualquer hora e mais de uma vez ao longo do dia.

A chuva pode cair forte em pouco tempo provocando acúmulos de água repentinos. Atenção com os raios e com as rajadas de vento, que pode chegar aos 80 km/h.

 

O Triângulo Mineiro e o Vale do Jequitinhonha que tiveram tempestades na tarde e noite da segunda-feira, 21, também estão sujeitos a chuva forte.

 

A região da Grande Belo Horizonte também tem uma terça-feira com tempo instável, com chuva a qualquer hora que pode ser moderada a forte em vários locais. Há risco de raios.

 

 

MG_chuvaforte_21-10-19

Nuvens carregadas (manchas vermelhas e brancas) crescem sobre MG esta semana

 

 

Semana instável em MG

Várias áreas de instabilidade devem se formar sobre Minas Gerais até o fim da semana. Até a sexta-feira, 25 de outubro, as condições para pancadas de chuva são altas em todo o estado, podendo chover com moderada a forte intensidade em vários locais.

 

Chuva e vento forte em MG em 21/10/2019 (dados do INMET)

 
Rajadas de vento
 

Campina Verde: 87 km/h entre 17h e 18h

Conceição das Alagoas: 85 km/h entre 18h e 19h

Uberaba: 81 km/h entre 18h e 19h

Araxá: 77 km/h entre 20h e 21h

Ituiutaba: 73 km/h entre 17h e 18h e entre 18h e 19h

Dores do Indaiá: 72 km/h entre 22h e 23h

 

Chuva

Itaobim: 31,6 mm em 1h

Águas Vermelhas: 31 mm em 1h

Campina Verde: 44,6 mm entre 20h do dia 20 e 20h do dia 21/10

 

 

Foto de Alexandra Caparelli, São Sebastião do Paraíso (MG)

 

 

Deficiência de chuva em BH é muito grande

Belo Horizonte também deve ser beneficiada com chuva esta semana, que vão ajudar a controlar os incêndios na vegetação ao redor da capital mineira. 

 

A deficiência de chuva em Belo Horizonte é muito grande. O ano de 2019 não está sendo bom de chuva para a capital mineira. Pela medição do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), do dia 1 de janeiro até 9 horas de 21 de outubro foram acumulados 612,7 mm, que representam apenas 38% da média de chuva para um ano, que é de aproximadamente 1603 mm. 

 

Belo Horizonte precisa de quase 1000 mm para terminar 2019 com um volume de chuva dentro da média. É muita água! A deficiência é muito grande e a chance de reverter este quadro é remota.

 

Em 21 dias de outubro choveu apenas 4,2 mm, sendo que a média é de aproximadamente 105 mm.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias