Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Risco de chuva forte em quase todos os estados brasileiros

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

9 min de leitura

Oferecido por

 

O ar quente e úmido predomina sobre o Brasil e nuvens carregadas ainda crescem facilmente sobre quase todo o país e provocam muitas pancadas de chuva em quase todos estados. O ar seco ainda está relativamente seco apenas na Região Sul.

 

Aglomerados de nuvens bastante carregadas estão avançando do mar em direção à faixa litorânea entre o Rio Grande do Norte e Pernambuco trazendo chuva forte e volumosa. Este é um fenômeno meteorológico especial conhecido como Onda de Leste.

 

Uma frente fria se afasta em alto-mar na altura da costa do Espírito Santo.  

 

A Zona de Convergência Intertropical continua contribuindo para manter as condições para chuva em  áreas do Norte e do Nordeste.

 

Risco de chuva forte em quase todos os estados brasileiros ((Foto: Getty Images)

 


Previsão do tempo para o Brasil para 27/03/2024 - quarta-feira

 


Região Sul

 

Uma massa de ar seco e em fase de aquecimento influencia a Região Sul. Mas a umidade começa a aumentar em algumas áreas e nuvens de chuva voltam a se formar. A temperatura está em elevação


O sol aparece forte em todos os estados da Região Sul e a maior parte da Região tem mais um dia de tempo seco, sem chuva.


No norte e leste do Paraná, incluindo Curitiba, e em quase todo o estado de Santa Catarina (exceto a serra e o sul catarinense),  há previsão de pancadas de chuva, mas fracas a moderadas.

 

 

Região Sudeste


A tendência de circulação horária de ventos em níveis médios da atmosfera, entre São Paulo e Minas Gerais, combinada com o ar quente e úmido que predomina sobre o Sudeste, aumenta as condições para chuva sobre a Região. Uma frente fria se afasta em alto-mar, na altura da costa capixaba, e tem pouca influência no tempo no continente.


O tempo permanece instável no Sudeste e há condições para pancadas de chuva em toda a Região, principalmente à tarde e à noite. Mas é grande a chance de chover já de manhã no estado de São Paulo, no Triângulo Mineiro, no centro-sul de Minas Gerais e no estado do Rio.


Tem risco de chuva moderada a forte em áreas de todos os estados. Apenas o noroeste de Minas Gerais e o sul de São Paulo ficam fora do risco de chuva forte. O sul do Espírito Santo, o norte e o noroeste do Rio De Janeiro têm chuva moderada 


Esta quarta-feira é com muita nebulosidade sobre o Sudeste, mas ocorrem alguns períodos com sol, principalmente no norte de Minas Gerais.  são esperados também, mas especialmente sobre São Paulo, no norte do Espírito Santo e de Minas Gerais.

 


Região Centro-Oeste

 

O ar quente e úmido predomina sobre o Centro-Oeste e se espalha novamente sobre o Mato Grosso do Sul aumentando as condições para a ocorrência de chuva neste estado. Além disso, a circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera vai facilitar a formação das nuvens carregadas.

 

Em Mato Grosso, na maioria das áreas de Goiás e na divisa de Mato Grosso do Sul com estes dois estados, o tempo fica instável, com muitas nuvens o dia todo, alguns períodos com sol e pancadas de chuva a qualquer hora. 

 

No centro, oeste, leste e sul de Mato Grosso do Sul, no Distrito Federal e no norte/nordeste de Goiás só devem ter chuva à tarde e à noite. 

 

Alerta para temporais especialmente em Mato Grosso e no sul de Goiás.

 


Região Nordeste

 

As condições para chuva aumentam no leste do Nordeste com a chegada de uma Onda de Leste que trás muita chuva para parte do litoral leste do Nordeste. O predomínio de ar quente e úmido que já está sobre a Região e a presença da  Zona de Convergência Intertropical na costa norte nordestina mantém as condições para chuva. 

 

Nesta quarta-feira é alta a chance de chover no litoral e no interior de todos os estados do Nordeste.


As nuvens carregadas de uma Onda de Leste chegam ao litoral do Nordeste e provocam chuva muito volumosa na faixa litorânea entre o Rio Grande do Norte e Pernambuco. Em Natal, pode chover cerca de 100 mm nesta quarta-feira, o que corresponde a metade da média de chuva para março.


Tem risco de temporal também no litoral do Ceará, no litoral norte do Rio Grande do Norte e no litoral de Alagoas.


Mesmo com períodos de sol, pancadas de chuva moderadas a fortes podem ocorrer no litoral e no sul da Bahia, em Sergipe, no Maranhão e no Piauí.

 


Região Norte

 

Nuvens nuvens carregadas crescem sobre a Região Norte por causa do ar quente e úmido que predomina sobre a Região e das áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical .

 

Toda a Região Norte pancadas de chuva com raios no decorrer do dia, mas intercaladas com períodos de sol. Apenas a divisa do Tocantins com a Bahia e a fronteira de Roraima com a Venezuela ficam fora do risco de chuva forte.

 

A chuva mais frequente e volumosa deve ocorrer no sul do Amazonas, em Rondônia, na divisa de Roraima com o Amazonas, no litoral do Amapá e do Pará.

 


Alertas meteorológicos para  27/03/2024 - quarta-feira

 

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vitória, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina, São Luís, Palmas, Belém, Macapá, Manaus, Rio Branco, Porto Velho e Boa Vista.

 

Aviso especial: perigo de temporais e de chuva volumosa, com risco de raios e de ventania acima de 91 km/h no litoral leste do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco, com potencial para alagamentos e enchentes.

 

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h no norte e noroeste de São Paulo, no Sul de Minas, na serra da Canastra, no Triângulo Mineiro, na divisa de Mato Grosso do Sul com Mato Grosso e com Goiás, em  Mato Grosso (exceto norte/nordeste do estado), no sul de Goiás, sul do Amazonas e divisa do Amazonas com Roraima, centro-sul de Roraima, noroeste do Pará, Rondônia (exceto fronteira com a Bolívia, Amapá, litoral do Ceará, litoral norte do Rio Grande do Norte, agreste da Paraíba, Zona da Mata de Pernambuco, litoral de Alagoas 

 

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h no oeste, centro e leste de São Paulo, oeste de Minas Gerais, Zona da Mata Mineira, Vale do Rio Doce e Vale do Jequitinhonha, Grande Belo Horizonte, Rio de Janeiro (exceto norte/noroeste do estado), centro-norte do Espírito Santo, oeste, centro e leste de Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás (exceto sul do estado, norte/nordeste de Mato Grosso, Tocantins (exceto divisa com a Bahia), Pará (exceto noroeste do estado), centro-oeste e centro-leste do Amazonas centro-norte de Roraima (exceto fronteira com a Venezuela), sul, litoral e leste da Bahia, Sergipe (exceto sertão), interior de Alagoas (exceto sertão), agreste de Pernambuco, sertão da Paraíba, oeste do Rio Grande do Norte, interior do Ceará, Piauí, Maranhão. 

 

 

Atenção para chuva moderada na Grande Vitória e centro-sul do Espírito Santo, norte e noroeste do estado do Rio de Janeiro, Grande Belo Horizonte e sul do Vale do Rio Doce (MG)

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias