Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Saiba o que é uma Onda de Leste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

As ondas de leste (OL), são um tipo de distúrbio ondulatório de leste (DOL), geradas em áreas tropicais e se formam em baixos níveis da atmosfera. As OL são responsáveis por episódios de chuva especialmente volumosa na costa leste do Nordeste.

 

Ondas de leste 26-3-24

Onda de Leste: é um conjunto de nuvens carregadas (manchas vermelhas sobre o oceano na animação das imagens de satélite), que avança do oceano em direção ao Nordeste (Imagens: GOES 16/Climatempo)

 

As Ondas de Leste são caracterizadas por uma grande quantidade de nuvens carregadas,  do tipo cumulonimbus, que provocam ventos fortes, chuvas intensas e também raios

 

Em média, uma Onda de Leste atua de 3 a 4 dias e tem comprimento entre 2.000-2.500 km, se propagando do continente africano para a América do Sul, mas também podendo atingir áreas do Caribe. S

 

As Ondas de Leste se formam tipicamente entre os meses de maio a outubro e são fenômenos meteorológicos frequentes na costa leste do Nordeste do Brasil. 

 

Estes fenômenos podem ser bastante intensos, causando grandes volumes de chuva em pouco tempo. Por isso, a passagem de uma Onda de Leste pode causar enchentes e deslizamentos de terra, além de afetar a navegação marítima e a aviação. 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias