Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Chuva em Brasília e recorde de frio em Goiânia

08/07/2015 às 18:23
por Josélia Pegorim

O dia 8 de julho de 2015 vai ficar na memória de muitas pessoas que moram nos estados do Centro-Oeste do Brasil. Acostumada ao sol, ao ar seco e ao calor das tardes de julho, a população de Mato Grosso certamente estranhou a chuvarada. O centro-sul de Goiás teve chuva e frio. Em Goiânia, a tarde de 8 de julho foi a mais fria em 2015 até agora. Em Brasília, fez sol e até calor de manhã, mas no fim da tarde estava chovendo e a sensação era de frio. Em Mato Grosso do Sul, o destaque do dia foi a volta do sol, depois da chuvarada.

Nos próximos dias, o tempo seco e o sol voltam a predominar sobre quase todo o Centro-Oeste, mas a chuva vai voltar a causar transtornos em áreas de Mato Grosso do Sul.

A estranheza com o tempo desta quarta-feira foi compartilhada no portal da Climatempo:

Participe! Diga como está o tempo aí na sua cidade!

 

Frio em Goiânia

Por: Gustavo Ribeiro em 08/07/2015 às 13:57

Neste momento faz frio em Goiânia, a capital Goiana, juntamente com Curitiba está sendo as capitais mais frias neste momento no Brasil, ambas com temperatura em torno dos 16°C as 13:00

 

Frio em Brasília.

Por: Matheus Santos em 08/07/2015 às 17:54

Tempo nublado, chuva fraca e ventos a 17 k/h, faz com que a temperatura abaixe rapidamente na capital federal. Neste momento os termômetros marcam 16º C.

 

Chuva e frio

Por: CARLOS Alberto em 08/07/2015 às 16:40

Hoje por volta da 15h a temperatura caiu para 16 C com chuviscos, o tempo ficou nublado, para Brasília isso realmente é surreal. À noite a temperatura deve chegar a 10 C ou menos. Vai ser o dia mais frio do ano até agora.

 

Veja a previsão para a Região Centro-Oeste

 

Confira alguns fatos meteorológicos que ocorreram na Região Centro-Oeste em 8 de julho de 2015 e que são pouco comuns nesta época.

 

Chuvarada

A passagem de uma grande cavado sobre o Centro-Oeste espalhou áreas de instabilidade que provocaram chuva forte em várias áreas da Região. Cidades de Goiás e de Mato Grosso receberam em 24 horas quatro vezes mais chuva do que normalmente ocorre durante todo o mês de julho. É um mês de seca e as médias de chuva são muito baixas.

 

 

Tarde mais fria do ano em Goiânia

A tarde desta quarta-feira, 8 de julho, foi a mais fria do ano até agora em Goiânia, capital de Goiás. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura máxima de apenas 22,9°C. O recorde anterior de  menor temperatura máxima era de 24,1°C, em 7 de fevereiro de 2015.

A temperatura máxima tecnicamente é a maior temperatura no período de 24 horas, porém entre 21 horas do dia anterior e 21 horas do dia. No caso de Goiânia, a temperatura máxima ocorreu entre 21 horas meia-noite de 7 de julho. No aeroporto de Goiânia, a temperatura atingiu 20°C até 10 horas da manhã e depois só baixou. Às 15 horas da quarta-feira, a temperatura era de apenas 16°C.

 

Chuva em Brasília

Chover em Brasília em julho é um evento realmente raro. A média de chuva histórica é de minguados 11 mm. As grandes de instabilidade que se espalharam sobre o Centro-Oeste em 8 de julho levaram a chuva até a região do Distrito Federal. Fez sol de manhã e até calor, com a temperatura alcançando quase 26°C. Mas quando as áreas de instabilidade chegaram, as nuvens escuras esconderam o sol e chove. No aeroporto de Brasília, a temperatura às 14 horas era de 25°C. Às 16 horas estava chovendo e a temperatura era de 18°C.

 

Campo Grande tem segunda tarde mais fria do ano

Por causa da chuva e da nebulosidade, a temperatura ficou baixa o dia todo em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima foi de 18,2°C. Foi a segunda tarde mais fria de 2015 até agora. A tarde mais fria do ano por enquanto foi a do dia 19 de junho, quando a temperatura máxima foi de 17,9°C.

 

Entenda o que aconteceu na atmosfera a gerou tantas nuvens e a chuva sobre o Centro-Oeste. A explicação é da meteorologista Josélia Pegorim.

 

 

 

Um céu coberto de guarda-chuvas: Umbrella Sky Project

 

Você sabe como se forma um furacão?