Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Furacão Andres é categoria 4 e Blanca ganha força

01/06/2015 às 13:54
por César Soares

O furacão Andres se formou na última quinta-feira (28) como uma baixa pressão atmosférica estimada em 1005hPa, no Pacífico Norte na costa oeste mexicana. Durante o fim de semana, a baixa pressão atmosférica ganhou força e características de um ciclone tropical. As últimas informações do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC - sigla em inglês), indicam a presença de um sistema com baixa pressão de 943hPa, os ventos máximos sustentados são de 220km/h e as rajadas conseguem alcançar até os 260 km/h.

As imagens do satélite meteorológico mostram também a presença de um olho circular muito bem definido. Em casos de sistemas tropicais intensos, os furacões severos e que passam da categoria 3, é bastante comum termos regiões do olho perfeitamente circulares.

Os modelos de previsão indicam que o sistema deve ganhar ainda mais força nas próximas 24 horas. Nenhuma área costeira deve ser atingida, mas o Serviço Meteorológico Norte Americano informa que o mar na costa na península da Baixa Califórnia, México ficará agitado e com swell generalizado, risco inclusive para os surfistas da região.

Tempestade tropical Blanca

Além de Andres, surgiu no fim da tarde desta segunda-feira a tempestade tropical Blanca que está ganhando força rapidamente e poderá se transformar num novo furacão nesta terça-feira. O NHC estima que Blanca tem potencial para ser um grande furacão nos próximos dias. Às 21h00 UTC (18h00 em Brasília), Blanca tinha ventos sustentados de 75 km/h